PROVAS DE CORTA-MATO JUNTAM MAIS DE MIL ATLETAS
Updated on 08/04/2022“Quem tem acompanhado as atividades desportivas realizadas diretamente pela Câmara Municipal de Monforte ou nas quais a sua cooperação assume relevância quase determinante, não estranhou que, no espaço de apenas quatro dias, a vila de Monforte tenha sido palco de importantes eventos desportivos”, declarou Gonçalo Lagem, o Presidente desse município, referindo-se à prova de Corta-Mato pontuável para o Campeonato Distrital de Portalegre que decorreu no dia 30 de janeiro simultaneamente com o 1º Corta-Mato de Monforte e que foram organizados pela AADP – Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre em parceria com a autarquia e ao encontro de Corta-Mato Escolar realizado no dia 2 de fevereiro e que foi promovido conjuntamente pela DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/Desporto Escolar, Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal de Monforte e AADP. Para além dos referidos organismos envolvidos na organização, as iniciativas contaram, ainda, com os apoios da Associação dos Bombeiros Voluntários, GNR e ULSNA/Centro de Saúde de Monforte e do Grupo de Portalegre da Força Especial de Bombeiros de Proteção Civil.
As duas primeiras provas juntaram um total de 80 atletas, enquanto o encontro escolar trouxe a Monforte cerca de 1.000 alunos representantes de 25 escolas do Distrito de Portalegre. À parte a componente competitiva que alguns atletas encararam mais a sério, estas atividades ficaram marcadas pela organização exemplar e pelos excelentes convívios que proporcionaram.
Em hora de balanço, Gonçalo Lagem era um autarca bastante satisfeito com os resultados alcançados, afirmando que “o êxito destes eventos é, afinal, mais um reconhecimento enorme da dinâmica que temos imprimido para que o desporto no nosso Concelho seja acessível a todos. Para que isso seja possível, temos apostado em diversas modalidades, privilegiando, sobretudo, as mais procuradas. Portanto, e como já disse várias vezes, só não pratica desporto no Concelho de Monforte quem não pode ou não quer. Portanto, reafirmo que a atual oferta desportiva municipal não encontra precedentes, pois tem sido planificada cuidadosamente de modo a servir desportistas abrangidos por todos os escalões etários, desde os primeiros meses de vida até à idade de quem se sinta capaz para frequentar alguma das modalidades que a Câmara Municipal proporciona diretamente ou em colaboração com os vários organismos que intervêm na área”.
“Outro aspeto que tem contribuído para que todo o mecanismo funcione”, adiantou o edil, “tem sido a preocupação em darmos o melhor uso aos equipamentos de que dispomos e a acrescentar a isso devo realçar também que as condições naturais existentes na área deste Concelho permitem desenvolver muitas outras modalidades desportivas ao ar livre. Recordo, aliás, a esse propósito, que os técnicos responsáveis pela preparação destas iniciativas não pouparam elogios às ótimas condições que o Rossio, o espaço onde tiveram lugar, reúne para levar a cabo este género de provas, realçando a possibilidade de criar uma pista fechada com mais de 2km, em torno da qual poderão assistir milhares de espetadores. Devo realçar, também, o profissionalismo como foi montada a operação de socorro que viria a refletir-se na forma elevadamente eficiente como os agentes envolvidos responderam às dezenas de ocorrências”.
“Por tudo isto, o Coordenador Regional do Alentejo do Desporto Escolar, Nuno Santinha, garantiu-me pessoalmente que irá interceder para que, durante os próximos 5 anos, a realização do Distrital de Corta-Mato Escolar se mantenha em Monforte”, concluiu, então, o Presidente da Câmara Municipal.