MUNICÍPIO de MONFORTE FESTEJA DIA DO IDOSO COM ALEGRIA E BOAS NOTÍCIAS
Updated on 08/04/2022Embora o Dia Internacional do Idoso seja assinalado anualmente a 1 de outubro, a Câmara Municipal de Monforte entendeu adiar as celebrações da efeméride para dia 30 do mesmo mês de modo a poder combinar determinados fatores que contribuíssem para uma melhor organização do evento.
Assim, e à semelhança do ano anterior, o programa das comemorações voltou a proporcionar aos cerca de 300 idosos provenientes das quatro freguesias do Concelho, um convívio bastante agradável que se prolongou até à noite.
As comemorações decorreram na Sala Polivalente Municipal de Monforte e iniciaram-se às 12.30h com a receção aos participantes, na qual estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal, Rui Maia da Silva, o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadora do executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte, respetivamente, Inês da Silva Mata, Pedro Bagorro, António Bagorro e Joaquim Peixe.
Depois de terminado o almoço convívio, seguiram-se duas horas de gargalhadas com a apresentação da divertida revista à portuguesa “Ol(h)Á Florbela!” e, mais tarde, foi servido, ainda, um lanche.
Na sua mensagem de boas-vindas, Gonçalo Lagem começou por congratular-se com a presença do Presidente da Assembleia Municipal e agradeceu a colaboração prestada pelos Presidentes das Juntas de Freguesia e dirigindo-se aos funcionários dos serviços municipais responsáveis enalteceu o brio com que se dedicaram à preparação do evento, e afirmou que, “de entre as diferentes iniciativas que costumamos organizar, esta é, particularmente, uma que mais alento me dá, pois estamos a prestar mais uma justa homenagem a pessoas que no passado lutaram para que o nosso Concelho se tornasse numa terra mais promissora. Portanto, estes encontros festivos revestem-se de significado muito especial e, porque temos conseguido encontrar soluções viáveis que os tornam possíveis, constituem, também, motivos que nos deixam muito orgulhosos”.
O edil aproveitou a ocasião para passar a fazer uma breve referência a algumas ações incrementadas e principais projetos em curso ou já concluídos e que, segundo explicou, “foram concebidos com a intenção de melhorar ou criar condições que possam dar respostas mais eficientes às várias necessidades que se colocam a pensar no bem-estar dos nossos munícipes, sobretudo os que se encontram a viver em situações que requerem atenção redobrada. A existência desta sala, onde podemos reunir confortavelmente centenas de pessoas é fruto dessa preocupação. Finalmente, as famílias do nosso Concelho e grupos de amigos têm em Monforte um espaço adequado para realizar as suas festas”.
“Outro exemplo que reflete igualmente o cuidado que, neste caso, temos tido com os nossos idosos”, continuou o autarca, “é o compromisso que assumimos recentemente no âmbito de um projeto-piloto lançado pela Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social que é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem – Rede Solidária do Medicamento e com a qual celebrámos um protocolo que, numa primeira fase, irá suportar os custos para aquisição dos medicamentos comparticipados que sejam prescritos por receita médica aos portadores do Cartão Municipal do Idoso (implementado pela nossa autarquia) que cumpram os requisitos exigidos para beneficiar dos apoios concedidos pelo referido Programa. Posteriormente, estas medidas poderão ser alargadas a outros munícipes que também se encontrem numa situação de carência económica que os impossibilite de adquirir os medicamentos. Em contrapartida, a Câmara concederá um contributo financeiro, a juntar ao fundo gerido pelo Programa abem, no valor anual de 80,00€ por beneficiário. Refira-se que ao abrigo da aplicação do Cartão Municipal do Idoso comparticipávamos 25% dessas despesas, o que representava um encargo financeiro para a autarquia muito próximo da quantia estipulada que entregamos ao fundo abem”.
Entretanto, as boas notícias não ficaram por aqui! O Presidente do Município de Monforte informou que “a situação em relação ao Projeto para Construção do Lar de Santo Aleixo está definitivamente desbloqueada, ou seja, a adjudicação da obra já poderá ser entregue e, após o visto do Tribunal de Contas, contamos iniciar as obras até final deste ano. De entre todos os benefícios que este Lar trará, quero destacar a criação dos postos de trabalho previstos e a oportunidade que será proporcionada para que muitos idosos santoaleixenses utentes de outras instituições possam regressar à sua terra para junto das suas famílias”.
Gonçalo Lagem realçou, ainda, o excelente trabalho que tem estado a ser desenvolvido pela Universidade Sénior de Monforte e que, declarou, “muito tem contribuído para que dezenas de idosos encontrem nessa valência criada e gerida pela autarquia alternativas para combater a solidão e a inatividade que tantas vezes ensombram o dia-a-dia dessas pessoas. Por isso, empenhámo-nos para que, também até final deste ano, sejam iniciadas as obras para requalificação do edifício do antigo Hospital, onde ficará a funcionar o CEFUS (Centro de Estudos e Formação e Universidade Sénior), reabilitando assim um espaço deixado ao abandono há décadas numa das zonas históricas mais nobres”.
Antes de concluir a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte destacou o Projeto apresentado pela CERCITOP com vista a criar um equipamento destinado a crianças portadores de deficiência e pelo qual, esclareceu o autarca, “a nossa autarquia se interessou desde a primeira hora, debatendo-se para garantir que essa intenção de investimento não fugisse para outro local, pois não só perderíamos esse importante equipamento social, como estaríamos a desperdiçar a oportunidade de criar 102 novos postos de trabalho diretos, o que levou a celebrarmos um protocolo de cooperação com o respetivo promotor do projeto”.