MONFORTE RECEBE PLATAFORMA SUPRACONCELHIA
Updated on 08/04/2022Realizou-se, no dia 30 de outubro, no auditório do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), em Monforte, uma reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo, na qual participaram representantes dos vários organismos que compõem esse órgão da Rede Social, destacando-se as presenças da Diretora do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social, Sandra Cardoso, do Presidente do Município anfitrião, Gonçalo Lagem, e da Vereadora desse executivo, Mariana Mota.
Para além do normal decorrer da ordem de trabalhos prevista, foi apresentado o Projeto “Monforte Sacro”, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Monforte e que, de acordo com os objetivos da Plataforma, foi exposto como um bom exemplo de como a preservação e valorização do património contribui eficientemente para o desenvolvimento humano local. Ainda nesse contexto, e aproveitando um momento de pausa, realizaram-se visitas guiadas a pontos de interesse patrimonial que também têm sido aproveitados para reforçar a componente social que interessa fomentar.
Refira-se que as Plataformas Territoriais, como órgãos da Rede Social, foram criadas com o propósito de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio.
Ao nível supraconcelhio, foram implementadas plataformas territoriais. Estas estruturas centram-se na discussão e concertação produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social.
A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo tem como finalidade promover o planeamento concertado supraconcelhio para a organização dos recursos e das respostas e equipamentos sociais, através da articulação dos instrumentos de planeamento locais com as medidas e ações de âmbito nacional.
A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo abrange os Municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
{gallery}/2019/2019-11-04-monforte-recebe-plataforma-supraconcelhia{/gallery}