MONFORTE RECEBE DISTINÇÃO “MELHOR VISITA TÉCNICA”
Atualizado em 07/07/2023Quase três anos depois de terem dado os primeiros passos, as Redes Cidades Circulares apresentaram os resultados finais da iniciativa, que envolveu 28 municípios, distribuídos por quatro redes, designadamente, R2CS, CircularNet, RurbanLink e CApt². O balanço final aconteceu durante os Encontro(s) InC2 (Iniciativa Nacional Cidades Circulares), realizados durante dois dias, 28 e 29 de junho, em Guimarães.
O evento, organizado pela Direcção-Geral do Território (DGT), em parceria com o município vimaranense e o Laboratório da Paisagem, ofereceu uma visão geral do percurso destas redes, desde o início dos trabalhos, em setembro de 2021, até à finalização dos Planos Locais de Acão Integrada (PLAI), que contêm vários projetos e ações.
Embora estes planos sejam a face mais visível do trabalho desenvolvido, a Directora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, afirmou que “há outros resultados, imateriais, tão ou mais importantes, relativos à capacitação para o trabalho em rede, para colaboração, cocriação e aprendizagem conjunta, ou seja, tudo aquilo que precisamos para enfrentar este desafio da economia circular e de outros desafios complexos que temos pela frente”. Esta vertente foi mesmo a mais referida nas mesas redondas que juntaram técnicos e responsáveis autárquicos no segundo dia dos encontros.
O encerramento do evento contou, igualmente, com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que destacou a importância dos apoios concedidos a projetos relacionados com a transição verde, tanto a nível do PT2030 como do PRR. (Fonte: smart-cities.pt)
O Município de Monforte esteve representado pelo seu Vice-presidente, Fernando Saião, e a Vereadora, Mariana Mota, e por dois técnicos da equipa do Município responsável pela articulação com os pares não só da CircularNet, a rede que integram, como das restantes três redes, designadamente a Dirigente da Unidade Orgânica de Urbanismo, Obras e Serviços Urbanos, Lina Barroqueiro, e a funcionária afeta aos Serviços Urbanos, Ambiente e Obras Municipais, Mónica Bagorro. Integrando também esta equipa, esteve ausente José Miguel Serrano, funcionário da Subunidade Orgânica Administrativa de Urbanismo e Empreitadas.
De entre todas as visitas organizadas pelos 28 municípios, a de Monforte foi distinguida com o prémio “Melhor Visita Técnica”. Esta visita realizou-se nos dias 7 e 8 de fevereiro deste ano e foi a quinta reunião de um ciclo rotativo de oito reuniões intermunicipais da Rede CircularNet – Plataforma para a circularidade: Comunidade, Empresas e Ambiente Natural, na qual, para além do Município anfitrião e outros organismos agentes de desenvolvimento local convidados, estiveram representadas as demais cidades parceiras, designadamente Figueira da Foz (Cidade Líder), Arcos de Valdevez, Guarda, Moura, Praia da Vitória, Tavira e Vila Nova de Famalicão. A agenda de trabalhos desta quinta reunião iniciou-se com uma sessão de boas vindas pelo Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, e incluiu a apresentação de um projeto a implementar no concelho para produção de biogás a partir de bioresíduos e visitas às instalações da Fertiprado – Sementes e Nutrientes Lda, da Oleoalegre, Lda e da Central de Betuminoso – URBIGAV.
Em declarações, Fernando Saião, realçou a colaboração prestada pelas empresas que, por ocasião da visita premiada, abriram as suas portas aos representantes dos 8 municípios da CircularNet recebendo-os e acompanhando-os com a maior disponibilidade. Essa cooperação viria, pois, a traduzir-se num contributo precioso que constituiu, obviamente, o fator determinante que fundamentou a decisão tomada pelo júri.
“Portanto, este prémio é partilhado com todos os que encontraram na InC2 mais uma oportunidade para reforçar a proximidade institucional existente e através da qual se têm incrementado inúmeras ações conjuntas fazendo convergir sinergias com vista a obter resultados mais proveitosos que se percutem no tipo de desenvolvimento económico preconizado de acordo com os objetivos da iniciativa”, afirmou o autarca, elogiando, igualmente, o trabalho desenvolvido pela equipa técnica do Município.