DOCENTE DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DEU AULA DE HISTÓRIA
Updated on 08/04/2022No âmbito da atividade que se enquadra no programa da disciplina de História, lecionada na Universidade Sénior da Câmara Municipal de Monforte, os seus alunos, aos quais se juntaram outros interessados, ficaram a saber mais sobre a Expansão e Cultura Portuguesa no Extremo Oriente (Japão) quando Helena Resende, docente na Universidade Lusíada de Lisboa, se deslocou a Monforte para lhes apresentar uma palestra subordinada ao tema “Cristãos em Terras do Sol Nascente”.
Conforme explicou José Inácio Militão, o professor responsável pela disciplina de História, “a aula transformou-se numa maravilhosa viagem a esse período do Império Português, na qual todos os presentes se deixaram levar com grande entusiasmo e interesse”.
“Num discurso claro e conciso”, afirmou ainda o mesmo professor, “a docente convidada falou de geografia (espaço territorial das principais ilhas japonesas), da chegada oficial dos portugueses e das famosas Espingardas, ou arcabuzes Portugueses. Entrou depois na temática da religião, na tolerância e aceitação do Budismo, na ação determinante da Companhia de Jesus na transmissão dos ideais Cristãos, na sua aceitação e quando os defensores da religião católica passaram a ser perseguidos e crucificados. Abordou algumas das expressões da língua portuguesa ainda atuais e fez referência a espécies de plantas introduzidas pelos portugueses no Japão, assim como algumas das técnicas da medicina europeia. Não esqueceu a embaixada Japonesa que, em finais do Século XVI, passou por Évora e por Vila Viçosa”.