CONFERÊNCIA SOBRE OS CASTELOS DE DUARTE DARMAS
Updated on 14/09/2023O historiador e investigador e diretor do Panteão Nacional, Santiago Macias, esteve em Monforte no dia 13 de setembro, no auditório do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), para falar sobre a temática na qual se foca o projeto “Duarte Darmas Revisitado – do cálamo ao drone” e que resultou na edição de um livro e de um vídeo e na criação de um site e montagem de uma exposição que esteve patente ao público, em Monforte, desde 21 de julho até ao dia deste encontro com o responsável pelo projeto.
Santiago Macias foi recebido pelo Presidente do Município, Gonçalo Lagem, pelo Vice-Presidente e Vereador do seu executivo, Fernando Saião e Emídio Mata, e pela responsável do Serviço de Turismo e Cultura, Teresa Cunha.
A exposição consistia na mostra de um conjunto de painéis informativos alusivos aos 20 castelos situados na fronteira do Alentejo, contidos no célebre “Livro das Fortalezas”, de Duarte Darmas, entre os quais se encontram os de Monforte e de Assumar (uma das quatro freguesias do Concelho monfortense) e sobre os quais incidiram as explicações do orador.
Duarte Darmas (1465-1521?), escudeiro do rei D. Manuel I, foi encarregue pelo monarca de registar em desenho todas as fortalezas da raia. O levantamento abrangeu 56 castelos, de Castro Marim a Caminha, dos quais os 20 já referidos. Foi sobre essa vintena de castelos, um deles atualmente em território espanhol (o de Olivença), que se debruçou o presente projeto.
Refira-se que o “Livro das Fortalezas” de Duarte Darmas é uma das joias do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o único do género em todo o mundo.