BENEFÍCIOS DE VIVER NA UNIÃO EUROPEIA.
Updated on 08/04/2022No âmbito da atividade desenvolvida através da #EUandME, uma iniciativa lançada em maio de 2018 pela Comissão Europeia em todos os Estados Membros da União Europeia (UE), o Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo – Rede Europe Direct da Comissão Europeia, em parceria com o Município de Monforte, promoveu três sessões de esclarecimento dirigidas aos alunos que frequentam os 7º, 8º e 9º anos, nas quais, a partir da projeção de curtas-metragens, foram abordadas questões sobre os benefícios de viver na União Europeia.
Estruturadas em cinco temas de capacitação, correspondentes aos interesses dos jovens cidadãos europeus, designadamente a mobilidade, o digital, as competências e os negócios, a sustentabilidade e os direitos, estas sessões decorreram no passado dia 31 de outubro, no auditório do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), em Monforte, e foram orientadas por Ana Simão Pereira, técnica do referido Centro de Informação, tendo em conta os temas propostos adaptados às idades. Assim, a sessão para os alunos dos 7º e 8º anos, focou-se na sustentabilidade (ambiental), durante a qual, depois de visionada a curta-metragem, se falou sobre o que faz a UE para proteger o nosso planeta, perguntando também aos alunos que mais poderia ser feito para consciencializar as pessoas a proteger mais o ambiente e a nossa vida selvagem. Aos alunos do 9º ano, foi dedicado o tema sobre o “digital”, com o visionamento do filme e discussão sobre o que faz a UE para que possamos aceder a toda uma variedade de serviços via internet, mesmo estando na mais remota localização, e ao mesmo tempo, proteger os nossos direitos na internet, seja em compras e vendas, mas também a nossa privacidade.
Segundo esclareceu Vera Pegacha, a responsável pelo Serviço Municipal de Ação Educativa, e de acordo com a informação veiculada pelo Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo, a iniciativa teve como ponto de partida um repto lançado pela Comissão a cinco realizadores europeus para mostrarem aos jovens a forma como a UE influencia positivamente as suas vidas. Foram produzidas cinco curtas-metragens e cada filme pretende apresentar um dos temas da campanha, contando a história de diferentes europeus que seguem as suas paixões com a ajuda da UE. Este conjunto de histórias inspiradoras, informações úteis e factos fascinantes, propõe uma viagem de descoberta, demonstrando o valor tangível da UE.
A #EUandME destina-se, pois, a sensibilizar os jovens sobre os contributos da UE para as suas vidas, tais como o direito a viver ou trabalhar noutro Estado‑Membro ou a garantir a ligação à Internet em casa. O objetivo é tornar a UE mais acessível aos jovens, ajudando-os a descobrir todos os valores e concretizações da UE que tornam a vida quotidiana mais segura, mais fácil e mais próspera.
As cinco curtas-metragens:
«DEBUT» (realizado por Dalibor Matanić), a emocionante história de um jovem agricultor croata que luta por ser uma estrela do futebol, ao mesmo tempo que se debate com dúvidas e conflitos internos sobre a sua orientação sexual.
«O SOLITÁRIO» (realizado por Tomasz Konecki), a calorosa e alegre história de Jan, um polaco que vive numa cabana de madeira nas montanhas. Depois de encomendar umas botas de neve on-line, apaixona-se pela mulher que as entrega e tem de se esforçar bastante para a voltar a ver e confessar os seus sentimentos.
«O HOSTEL COM VIDA» (realizado por Matthias Hoene), a história sincera de uma avó que deseja conhecer as paisagens da Europa. Sem recursos económicos suficientes para a aventura, os netos elaboram um plano para conseguir o dinheiro necessário para concretizar o sonho da avó.
«PARTY ANIMAL» (realizado por Yorgos Zois) apresenta Alex, um jovem de 25 anos que fará tudo para continuar a dançar. Preso a um trabalho enfadonho e restritivo, um momento de inspiração súbita faz com que se aperceba de que o seu hobby e a sua carreira não são incompatíveis entre si.
«OONA» (realizado por Zaida Bergroth) destaca a política ambiental da UE através da história de Dalva que, depois de se perder e ficar presa numa ameaçadora floresta, encontra o caminho de regresso a casa com a ajuda de um amigo improvável.