ALUNOS SENIORES DESVENDAM VIDA DE MISTER DRAGÃO
Updated on 08/04/2022No prosseguimento dos vários encontros com personalidades locais ligadas a determinadas áreas que têm sido promovidos regularmente no âmbito da atividade desenvolvida através da Disciplina “Passado (re)visitado”, lecionada na Universidade Sénior do Município de Monforte por Vitória Medalhas e Ana Junceiro, a aula do dia 31 de janeiro serviu para dar a conhecer um pouco da vida pessoal e profissional de Francisco Leitão, um conhecido conterrâneo monfortense que, em 2016, com 86 anos de idade, foi homenageado pelo Município de Monforte que, assim, quis reconhecer a forma apaixonada como, ao longo da sua vida, se dedicou à arte circense e, consequentemente, como elevou o nome de Monforte além-fronteiras.
O convidado, conhecido no grande e fantástico mundo do Circo por “Mister Dragão, ilusionista e palhaço”, fez-se acompanhar pela sua filha, Clélia Leitão, e pela sua esposa, Ercília Costa Leitão, que o ajudaram a desvendar página a página do álbum das recordações mais marcantes da sua vida pessoal e artística.
Francisco Alfredo Leitão nasceu em 1930, em Veiros, no Concelho vizinho de Estremoz, mas sempre considerou Monforte a terra do seu coração. Desde tenra idade, começou a sentir-se fascinado pelo mundo das feiras e do circo. Com 15 anos integrou a equipa que montava e desmontavam um carrossel e, mais tarde, iniciou-se finalmente na atividade circense, desempenhando o “faz de tudo”. No “Circo Americano” conheceu e apaixonou-se por Ercília Costa, contorcionista e trapezista, com quem teve 14 filhos.
Residiu em várias ex-colónias portuguesas e em muitos e muitos outros países, entre os quais a Grécia e a ex-Jugoslávia, estabelecendo-se durante 18 anos, em Itália, e depois de passar por muitos outros grupos, acabaria por fundar o “Rádio Circo” e posteriormente o “Circo Mariano” que deixou há 14 anos, regressando, então, definitivamente a Monforte.
{gallery}/2020/2020-02-03-alunos-seniores-desvendam-vida-de-mister-dragao{/gallery}