MUNICÍPIO DE MONFORTE AINDA MAIS SOLIDÁRIO!
Updated on 08/04/2022A Loja Social do Concelho de Monforte mudou as suas instalações desde o dia 22 de janeiro, encontrando-se agora no pavilhão 4 do Ninho de Empresas.
Existindo desde outubro de 2014 e com o objetivo concreto de promover o desenvolvimento social, recorde-se que este serviço comunitário foi uma das várias medidas fomentadas pela anterior, e já concluída, operação Agir+Monforte, que a Câmara Municipal de Monforte, ao abrigo do Programa CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), lançou em parceria com o Centro Social Santo António de Vaiamonte.
Entretanto, e no prosseguimento da atividade que está a ser implementada, no âmbito do plano de ação proposto pelo Agir3GMonforte, o atual programa contemplado pelo CLDS-3G, cuja candidatura foi igualmente apresentada em parceria com a Câmara Municipal de Monforte, mas desta vez pelo Centro de Dia de Nossa Senhora dos Milagres de Assumar, na qualidade da respetiva Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP), o novo espaço abriu as suas portas num ato informal, no qual, para além da coordenadora técnica do Agir3GMonforte, Vera Batista, a responsável pela Loja Social, Carla Mestre, e uma outra técnica afeta ao projeto, Carla Ferreira, estiveram presentes o Presidente da Direção da respetiva ECLP, Rui Maia da Silva, o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadora do seu Executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, e representantes de diversos organismos.
O plano de ação do “Agir3GMonforte”, após ter sido iniciado em outubro do ano transato, desenvolver-se-á durante um período de 36 meses, através da promoção de ações enquadradas em três eixos de intervenção: Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação, Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Eixo 3 – Capacitação da comunidade e das instituições.
Depois de Vera Batista ter dado as boas-vindas aos presentes e congratular-se por ter sido alcançada mais esta importante etapa, Carla Mestre afirmou que “a Loja Social é um espaço de recolha de bens novos ou usados, em bom estado de conservação, que serão cedidos gratuitamente aos beneficiários, ou seja, todas as pessoas carenciadas do concelho que os solicitem. Aceita-se todo o género de vestuário e calçado, brinquedos, utensílios domésticos, bens alimentares e tudo o que ainda possa ser útil e funcionará quartas e sextas-feiras, das 09.00h às 13.00h.
Seguidamente, e após explicar que toda a sistematização do funcionamento desta valência assenta no pressuposto solidário de “dar e receber”, uma mensagem, aliás, bem expressa na simbologia das mãos presente na composição do logotipo da Loja, a técnica lembrou que “sendo necessário fazer convergir para os objetivos deste programa quaisquer contributos que os vários organismos parceiros possam conceder de forma a atingir os resultados desejáveis, a reabertura da Loja Social constitui, desde já, um exemplo a reter, pois estas novas instalações foram cedidas excecionalmente pelo IEFP, com o qual, obviamente, teremos que manter relações institucionais quase permanentes”.
Na sua intervenção, o Presidente do Município esclareceu que, “devido ao desinteresse do anterior executivo e a certas outras resistências que se colocaram tanto a montante como a jusante, a concretização do programa Agir+Monforte chegou a ficar praticamente inviabilizada, voltando a ser exequível apenas quando este executivo, não querendo desperdiçar os instrumentos que lhe eram disponibilizados, foi bater às portas indicadas, senão, teríamos perdido uma oportunidade única para usufruir de importantes recursos de ajuda às pessoas necessitadas”. “Por outro lado”, considerou o edil monfortense, “creio que essas barreiras foram erguidas por quem sabia que a tarefa não iria ser fácil. De facto, assim é! Mas, felizmente, posso congratular-me pelos resultados já alcançados antes e enaltecer, agora, o elevado dinamismo que tem estado a pautar igualmente a atuação protagonizada por esta equipa do Agir3GMonforte”.