“À CONVERSA COM… JOAQUIM LETRIA”
Updated on 08/04/2022No âmbito da iniciativa “À conversa com…”, que a Universidade Sénior da Câmara Municipal de Monforte desenvolveu ao longo deste ano letivo, Joaquim Letria foi a mais recente figura pública a ser convidada a estar presente em Monforte, onde, no dia 17 de junho, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, foi recebido pelo Presidente do Município, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadora, Fernando Saião e Mariana Mota, e alunos e professores, aos quais se juntaram também alguns outros interessados que, de acordo com os objetivos dessa atividade, ouviram, durante cerca de 2 horas, o distinto convidado falar sobre a sua vida familiar e profissional.
Este encontro”, conforme sublinhou Gonçalo Lagem, “encerrou o primeiro ciclo de conversas com personalidades que, ao longo das suas carreiras profissionais, se destacaram em determinadas áreas e nos honraram com as suas visitas. Recordo que também já passaram por esta sala Maria Elisa, Júlio Isidro, Rita Ribeiro e Mário Zambujal. Agora, ao fazermos o balanço desta iniciativa, reconheço que as melhores expetativas criadas em seu torno foram amplamente excedidas. Portanto, irá incluir-se certamente no programa do próximo ano letivo, e aproveito para felicitar, uma vez mais, todos aqueles que, de forma voluntária, têm contribuído para que a nossa Universidade Sénior seja apontada como uma das que apresentam maior dinâmica. No entanto, isso fica a dever-se sobretudo ao empenho que os seus alunos têm dedicado às diferentes atividades”.
Sobre Joaquim Letria, retirámos a nota introdutória de uma entrevista que, em outubro de 2014, concedeu ao Jornal Sol e que foi conduzida por Raquel Carrilho: «Aos dez anos contraiu poliomielite e teve de encontrar outra forma de segurar numa caneta para poder continuar a escrever. Encontrou uma solução e aos 18 começou a trabalhar como jornalista no Diário de Lisboa. Joaquim Letria passou pela Associated Press, pela BBC e dirigiu a informação da RTP, canal para onde levou o formato do debate. Foi porta-voz de Ramalho Eanes e conduziu campanhas políticas de Salgado Zenha e Marcelo Rebelo de Sousa. Aos 50 anos, decidiu que ia passar a dizer tudo o que pensava. Aos 70 continua fiel a essa decisão…».