MUNICÍPIO DE MONFORTE ENTREGA EQUIPAMENTOS AOS BOMBEIROS
Updated on 08/04/2022No passado dia 17 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, acompanhado pelo Vice-Presidente do seu executivo, Fernando Saião, deslocou-se às instalações da Associação de Bombeiros Voluntários de Monforte,
onde foi recebido pelo Presidente da Direção, António Medalhas, o Presidente da Assembleia Geral, Rui Maia da Silva, pelo Comandante Operacional, Jorge Pereira, outros dirigentes, Bombeiros e representantes de organismos, para proceder ao ato de entrega de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios em espaços naturais, designadamente 15 capacetes e 18 fatos compostos por calças e dólmens. Atendendo a determinadas necessidades dos Corpos de Bombeiros de cada Município indicadas pelas respetivas Câmaras Municipais, foi apresentada pela CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) uma candidatura conjunta ao QREN/POVT (Programa Operacional Temático Valorização do Território), Eixo Prioritário II (Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos).
Posteriormente, e conforme está consignado na candidatura, serão entregues aos Bombeiros de Monforte os 18 conjuntos de botas, cógulas e luvas em falta.
Na sua intervenção, Gonçalo Lagem explicou que, relativamente à candidatura do Município de Monforte, a comparticipação de 15% de fundos próprios, correspondendo à quantia de 4.000,00€, foi repartida em partes iguais entre a autarquia e a Autoridade Nacional de Proteção Civil. No entanto, declarou ainda o autarca, “quaisquer despesas contraídas neste momento, constituem esforços financeiros enormes que temos que saber gerir. Este gesto, embora sendo pequeno, reveste-se de especial relevância no que respeita à operacionalidade dos Bombeiros”.
“Recordo”, prosseguiu, “que ao longo dos últimos 40 anos era prática recorrente contrair empréstimos sucessivos para tentar liquidar os anteriores. Mas como todos sabemos, avolumaram-se as dívidas à banca e, hoje, a nova Lei das Finanças Locais veio impor às autarquias regras indiscriminadas de contingência financeira. As obrigações das autarquias são bem diferentes, mas felizmente, eu posso garantir-vos que durmo descansado todas as noites, pois, enquanto for possível, jamais comprometerei quaisquer competências que nos cabem no que respeita à educação das nossas crianças e jovens, proteção aos idosos e ao apoio aos Bombeiros Voluntários, com os quais reforçámos significativamente as formas de cooperação”.
O autarca terminou sugerindo aos Dirigentes dos Bombeiros de Monforte que sejam desencadeadas regularmente diversas ações de modo a encontrar outros mecanismos para angariar mais fundos.