DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL CELEBRADO COM “PÁSSARO AZUL”
Updated on 11/04/2023No âmbito das celebrações do “Dia Internacional do Livro Infantil”, que se assinalou no passado dia 2 de abril, a Biblioteca Municipal de Monforte convidou Helena Cavaco a apresentar o primeiro livro com texto da sua autoria e ilustrações de Ayu Putri, intitulado “A viagem do pássaro azul”, e editado pela Alfarroba com os apoios do Município e da Freguesia de Monforte, numa sessão pública realizada na sala polivalente da referida Biblioteca, na qual, para além das presenças da própria escritora, da Bibliotecária, Vitória Medalhas, do Presidente do Município, Gonçalo Lagem, da Vereadora da Cultura e Educação, Mariana Mota, o Presidente da Junta de Freguesia de Monforte, Pedro Bagorro, e da diretora editorial, Andreia Salgueiro, foram muitos os amigos, familiares e demais interessados que quiseram partilhar o este momento bastante emotivo, em particular para a escritora com raízes em Monforte.
Helena Cavaco nasceu em Portalegre a 19 de setembro de 1983 e licenciou-se em Educação de Infância. Trabalha desde 2007 na área da Educação, tendo iniciado o seu percurso profissional em Monforte, passando depois por Lagos, Portimão, Alcantarilha e atualmente, por razões familiares, reside no norte do país, em Vila Nova de Famalicão.
O projeto da criação de uma história infantil foi algo que, enquanto educadora de infância, muito desejava e sonhava ao longo destes 15 anos de profissão.
“A viagem do pássaro azul” é uma história que relata a amizade entre uma princesa e um pássaro azul, vivida durante a primavera e num lindo castelo cor-de-rosa.
Estes dois novos amigos vão valorizar os afetos e descobrir como lidar com a ausência e a distância.
Uma forma lúdica e pedagógica que nos permite abordar, com as crianças, temas tão importantes como o luto, a perda, a amizade e o amor.
Segundo explica a escritora na introdução da obra, “esta história teve como inspiração inicial os meus antigos alunos do jardim-de-infância do Algarve, aos quais contava, muitas vezes, antes de adormecerem e por intuição, a história da princesa do castelo cor-de-rosa.
Como inspiração maior, e quem me motivou a realizar e finalizar esta história, tornando-a real, foi o meu filho Rafael. A ele dedico este livro, por forma a honrar e homenagear a sua breve passagem na terra e nas nossas vidas.
Contigo aprendi imenso, meu amor. Foste um bebé calmo, equilibrado, observador, meigo, que prendia a atenção de todos.
Tu foste, e serás para sempre, o meu príncipe, meu filho. Viverás para sempre no meu coração, meu anjinho. Agradeço tudo o que aprendi contigo, sobretudo sobre o verdadeiro significado do Amor Incondicional”.