USM COMPLETA QUATRO ANOS DE INTENSA ATIVIDADE
Updated on 08/04/2022Inaugurada oficialmente no dia 4 de janeiro de 2013, a Universidade Sénior de Monforte, serviço criado e gerido pela Câmara Municipal desse Concelho, assinalou o quarto aniversário, convidando o escritor Carlos Canhoto a apresentar a sua mais recente obra literária intitulada “A minha avó Felicidade”.
As comemorações decorreram na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal e, para além de alunos e professores, contaram com as presenças do Pároco local, Padre Joannes, da Coordenadora da Universidade, Vitória Medalhas, do Presidente do Município, Gonçalo Lagem, e do Vice-Presidente e Vereadora, Fernando Saião e Mariana Mota.
Refira-se que esta Universidade foi considerada pela RUTIS (Rede de Universidades Seniores) como uma das mais prestigiadas do país, distinção que lhe valeu a atribuição do Certificado de “Membro da Rede de Excelência das Universidades e Academias Seniores” que reconhece o bom trabalho e relevante serviço desenvolvido. Neste ano letivo, conta atualmente com cerca de 60 alunos e com 22 professores responsáveis pelas disciplinas que, atualmente, compõem o programa curricular, nomeadamente Artes criativas, Atelier de azulejo, Cidadania e Mundo atual, Cozinha caseira, Ginástica Sénior/Dança, Hidroginástica, História, História Política, Informática, Inglês, Música, Patrimónios, Práticas de Gestão Habitacional, Saúde, Teatro e Turismo e Lazer.
Na sua intervenção, Vitória Medalhas começou por agradecer a disponibilidade de Carlos Canhoto que, depois de ter participado no Aniversário da Biblioteca do ano passado, aceitou novamente o convite para regressar a Monforte.
Relativamente ao trabalho materializado ao longo dos quatro anos de funcionamento da Universidade, a Coordenadora congratulou-se pelo dinamismo que tem vindo a intensificar-se gradualmente de ano para ano, e realçou a forma dedicada como alunos e professores se entregam às atividades desenvolvidas, fazendo com que os resultados alcançados se traduzam em efeitos bastante benéficos não só para os alunos, que encontram na Universidade excelentes alternativas para ocupar os seus tempos livres, mas também noutros que se têm repercutido proveitosamente junto de determinados grupos integrados na comunidade monfortense.
Seguidamente, Gonçalo Lagem reforçou as palavras de Vitória Medalhas, afirmando que “a nossa Universidade Sénior honra o nome de Monforte e dignifica todos os monfortenses. Portanto, parece-me escusado estar a reiterar os louvores que lhe têm dirigido. Devo sim, nesta ocasião festiva particularmente marcante, lembrar que na próxima semana irão arrancar as obras de reabilitação e ampliação do edifício do antigo hospital onde será instalada a Sede da Universidade, proporcionando-lhe as condições de funcionamento em conformidade com a utilidade que tem demonstrado. Empenhámo-nos, portanto, na execução desse projeto, retribuindo, assim, os elevados préstimos que esse serviço tem oferecido”.
Entretanto, e antes de cantar os Parabéns e soprar as velas, foi lançada a última edição do Jornal da USM.