UNIVERSIDADE SÉNIOR ENCERRA ANO LETIVO EM FESTA
Updated on 22/04/2024Após um interregno imposto no âmbito das medidas de contenção e combate à COVID-19, decretadas desde março de 2020, que determinaram a interdição de certos ajuntamentos, a Universidade Sénior de Monforte, criada e gerida pelo respetivo Município, viu serem interrompidas as suas atividades, reabrindo as portas, embora com alguns condicionamentos, apenas no dia 4 de novembro de 2021, por ocasião da cerimónia de abertura do ano letivo de 2021/2022, durante a qual se procedeu à apresentação pública do seu novo Coordenador, Manuel Pedras, também responsável pela disciplina de Teatro.
Desde a sua fundação, há 9 anos, as festas de encerramento dos anos letivos são sempre momentos particularmente festivos vividos em ambientes de grande confraternização e emoção, marcados essencialmente pelas manifestações de amizade, carinho e muita alegria.
Este ano o encerramento do ano letivo realizou-se no dia 23 de junho com um programa que se iniciou, na Sala de Espetáculos da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”, com a estreia da “Revista à Portuguesa – Piri piri”, encenada no âmbito da atividade desenvolvida através da Disciplina de Teatro, seguindo-se a entrega aos alunos dos Diplomas de Frequência e aos Professores os respetivos Diplomas de Participação que teve lugar na Sala Municipal Polivalente, onde se realizou o jantar que reuniu alunos, professores, familiares e convidados representantes de organismos parceiros, aos quais se juntaram o Edil monfortense, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadores do seu executivo, respetivamente Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata.
Na sua intervenção, Gonçalo Lagem, congratulou-se pela “grande mais-valia que a Universidade Sénior veio trazer à vida do Município, à vida do Concelho e à vida do património ímpar e mais valioso de qualquer Território: cada um dos nossos Seniores! Muitos parabéns a vocês, a cada um dos alunos e professores que têm vindo a concretizar objetivos, a atingir metas, a ultrapassar obstáculos, aprendendo e ensinando, a viver e a partilhar!
Muitos já foram os momentos inesquecíveis e os muitos que ainda temos para viver! Obrigado pela experiência que nos têm proporcionado! Bem hajam!”.
Foram cerca de 50 os alunos inscritos e que frequentaram gratuitamente as aulas lecionadas por professores voluntários, designadamente, Acessibilidades do computador e livros digitais (João Martins), Atelier de azulejo (Sérgio Batista), Cantares e Tradições (Dina Pereira e Lina Chapa), Cidadania (Suzana Oliveira), Ginástica e Dança (Inês Pataca e Vitor Carreiras), História (José Inácio Militão), Informática (António Mendes e José António Rasquinho), Inglês (Rui Barradas), Passado (re)visitado (Ana Junceiro e Vitória Medalhas), Saúde (Aldina Rasquinho, João Dias e Sandra Ideias), Teatro (Manuel Pedras) e Turismo e Lazer (Rui Barradas e Teresa Cunha).