OFICINA DE TEATRO APRESENTA PROJETOS FINAIS
Updated on 11/12/2025
Os projetos finais da Oficina de Teatro, dinamizada ao longo dos últimos 12 meses por Maria Toureiro no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Monforte e o Colectivo Cultura Alentejo, associação cultural sediada em Estremoz, foram apresentados ao público no passado dia 06, na Sala de Espetáculos da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”, em Monforte.
“Os reclamadores que não crescem” e “Aos espíritos!” foram as duas peças encenadas envolvendo, respetivamente, os alunos da turma dos 8 aos 11 anos e da turma dos 12 aos 16 anos, num total de 17 participantes na Oficina.
Para além dos familiares e amigos dos alunos e público em geral, também estiveram presentes o Presidente do Município, Miguel Rasquinho, e a Vice-Presidente, Raquel Pereira, o Diretor Artístico do Colectivo Cultura Alentejo, o ator Cláudio Henriques, e o ator do elenco permanente do Colectivo, Rui Serrano.
Segundo explicou Maria Toureiro, “este género de projetos é uma mais-valia, com benefícios no desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico e social de todos os seus intervenientes.
O Teatro trabalha a criatividade, o autoconhecimento e a perceção do outro, melhora a memória, a concentração, o foco, a confiança e a exposição perante os outros. Combate a timidez e estimula o pensamento crítico, melhora a dicção, a expressão corporal, a expressão motora e a interação social.
Esta atividade proporcionou aos alunos a descoberta e o despertar de competências, que só através do teatro se podem desenvolver e descobrir. Para além da inclusão de todos em todo o processo de trabalho, do acompanhamento no crescimento e na evolução de cada aluno, o projeto resultou, então, na produção destas duas apresentações públicas”.