DECO ENSINA A DIMINUIR FATURA DE ENERGIA FANTASMA
Updated on 08/04/2022A Câmara Municipal de Monforte promoveu, no passado dia 06 de julho, com a colaboração da Delegação de Évora da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), uma sessão de esclarecimento
sobre “Energia fantasma” e desperdícios de energia, durante a qual foram explicados determinados procedimentos que qualquer consumidor pode facilmente adotar em sua casa para poupar as despesas daí decorrentes, pois são vários os equipamentos que, mesmo desligados no botão, podem estar a consumir energia, apenas por estarem ligados à tomada. São conhecidos como consumos stand-by e off-mode, ou energia fantasma.
Refira-se, por exemplo, e de acordo com dados fornecidos pela DECO em fevereiro de 2014, que anualmente o stand-by do serviço triplo (TV/NET/VOZ) gasta energia no valor de 34,91€. Uma despesa que pode ser poupada agrupando numa extensão elétrica com interruptor equipamentos que, habitualmente, sejam usados em simultâneo.
Para além disso, interessa sensibilizar para a necessidade de diminuir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) que, como se sabe, têm consequências a nível das alterações climáticas. As emissões de GEE não ocorrem nas casas, mas formam-se quando a eletricidade é produzida a partir de fontes de energia não renováveis.
No entanto, o primeiro passo para reduzir a fatura de energia é adquirir equipamentos mais eficientes, consultando sempre as respetivas etiquetas energéticas.