UNIVERSIDADE SÉNIOR ENCERRA ANO LETIVO
Updated on 24/06/2026
O encerramento do Ano Letivo de 2025/2026 da Universidade Sénior de Monforte (USM) foi celebrado com um programa iniciado no dia 10 de junho, a partir das 21.30h, na Sala de Espetáculos da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”, em Monforte, com a estreia do espetáculo “Rir faz muito bem!”, uma revista encenada por Manuel Pedras, no âmbito da atividade desenvolvida através da disciplina de Teatro e que envolveu os respetivos alunos.
No dia seguinte, na Sala Polivalente Municipal, a partir das 12.30h, realizou-se o já tradicional almoço convívio, no qual, para além de professores, alunos e os Coordenadores da Universidade, Carla Ferreira e Manuel Pedras, estiveram também presentes o Presidente e a Vice-Presidente do Município, Miguel Rasquinho e Raquel Pereira – acompanhados pelos membros dos seus gabinetes, nomeadamente, José Silva, Sérgio Martins, Sara Rasquinho e Joaquina Ramalho -, o Presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Gabriel Martins, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte, respetivamente, Manuel João Mendes, António Pereira e Fernando Calçoa.
Para além do convívio que, à semelhança de anos anteriores, se prolongou até final do dia num ambiente de agradável confraternização e emoção, marcados essencialmente pelas manifestações de amizade, carinho e muita alegria, procedeu-se à entrega dos Certificados aos alunos e professores presentes, estiveram expostos trabalhos confecionados ao longo do ano pelos alunos, foi apresentado o vídeo “5 dias, 5 dicas para um verão mais saudável”, um trabalho realizado pela professora de Saúde, Sandra Ideias, com edição de Carolina Ideias, aluna do 2º ano de Jornalismo e Comunicação, e uma demonstração das Marchas que, no âmbito da atividade desenvolvida na disciplina de Ginástica/Dança/Hidroginástica, foram encenadas pela respetiva Professora, Inês Pataca, e que irão representar a Universidade em vários eventos festivos dos Santos Populares.
A Universidade Sénior de Monforte foi criada e é gerida pela Câmara Municipal desse Município e a sua inauguração oficial teve lugar no dia 4 de janeiro de 2013. Desde então, este serviço tem mantido uma atividade regular que se tem revelado de extrema utilidade não só para os seus alunos como também para toda a comunidade, em particular junto de grupos específicos com os quais costuma interagir, destacando-se o envolvimento dos alunos das escolas e utentes das IPSS’ do Concelho.
Este ano, foram cerca de 70 alunos que frequentaram gratuitamente 13 disciplinas lecionadas por professores voluntários, designadamente, Artes Criativas (Fátima Vitorino e Rosa Cáceres), Atelier de Azulejo (Sérgio Batista), Atelier de Estanho, Técnica de Guardanapo e Decopagem (Fátima Vitorino), Música e Cantares (Manuel Bagorro), Comunicação e Imagem (Manuel Garcia e Vitória Medalhas), Ginástica/Dança/Hidroginástica (Inês Pataca), História e Museologia (José Inácio Militão), Informática (António Mendes e José Rasquinho), Inglês (Rui Barradas), Trabalhos Manuais (Kátia Gomes), Saúde (Aldina Rasquinho, João Dias e Sandra Ideias), Teatro (Manuel Pedras) e Turismo e Lazer (Rui Barradas).