PILOTOS FICAM EM TERRA E VISITAM PATRIMÓNIO
Updated on 17/11/2025
A Câmara Municipal de Monforte voltou a associar-se à organização do Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ), este ano na sua 28ª edição, patrocinando a realização de dois voos (às 07h e às 14.30h.), um voo cativo (o balão permanece fixo ao solo, realizando apenas subidas e descidas controladas no mesmo local) e um almoço/convívio. No entanto, devido a condições meteorológicas não favoráveis, os voos foram cancelados e os elementos da organização e os pilotos e seus acompanhantes ocuparam a manhã participando numa visita guiada preparada pelo município, através do Serviço de Turismo e Cultura, durante a qual, acompanhados pela Vice-Presidente, Raquel Pereira, a Assessora de Comunicação e Relações Institucionais, Sara Rasquinho, e o Adjunto, Sérgio Martins, percorreram algumas ruas do centro histórico e ficaram a conhecer a Capela dos ossos, a Casa do Prior, o espaço museológico “Monforte Sacro – Painéis de Azulejos do Século XVIII Sobre a Vida e Milagres da Rainha Santa Isabel”, a Exposição “Objetos de Arte e Devoção” – 1ª Mostra de Arte Sacra da Paróquia de Monforte, instalada na Igreja de Santa Maria Madalena, e o sítio arqueológico das ruínas da villa romana de Torre de Palma.
Seguidamente, na Sala Municipal Polivalente, decorreu o almoço oferecido a todos os participantes aos quais se juntou o Presidente do Município, Miguel Rasquinho, e a responsável do Serviço de Turismo e Cultura, Teresa Cunha.
O FIBAQ realizou a sua primeira edição em 1997. É anualmente coorganizado pela Publibalão e pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo e, após 27 edições de reconhecido sucesso, consolidou-se como um dos maiores e mais prestigiados festivais de balonismo da Europa.
Este ano decorreu entre os dias 8 e 13 de novembro, em Ponde de Sor, Montargil, Benavila/Fundação Abreu Callado (Avis), Alter do Chão, Monforte (dia 12) e Fronteira e juntou 31 equipas provenientes de Portugal, Bélgica, Espanha, França, Países Baixos e Reino Unido.
O evento tem como principal objetivo promover o balonismo em Portugal, aproximando a modalidade da comunidade local e dos entusiastas do desporto, através do intercâmbio de experiências entre pilotos e participantes.
Ao longo do festival, os visitantes podem participar em voos livres em balão de ar quente, realizar batismos de voo cativo e assistir aos espetáculos de Night Glow (espetáculo noturno de luz, cor e som, cujas chamas dos queimadores dos balões são libertadas ao ritmo da música), abertos ao público.
O FIBAQ mantém também um forte compromisso solidário, apoiando diversas associações e instituições locais, entre as quais se destacam os Corpos de Bombeiros Voluntários das localidades participantes, para as quais revertem na totalidade as receitas das inscrições nos voos.