SAÚDE ABERTA EM MONFORTE
Updated on 25/10/2023O Ministério da Saúde, através da iniciativa “Saúde Aberta”, está a percorrer o país para dialogar com utentes e profissionais do Serviço Nacional de Saúde e autarcas, com o objetivo de ouvir as pessoas e dar a conhecer investimentos e projetos em curso de Norte a Sul.
O roteiro percorreu, no dia 23 de outubro, vários concelhos do distrito de Portalegre. Monforte recebeu a visita do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, de Vera Escoto e Ana Ceia da Silva, em representação do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e de Manuela Macedo, da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
O programa iniciou-se com a receção nos Paços do Concelho, onde o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, acompanhado pelo Vice-Presidente e Vereadores do seu executivo, respetivamente, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, transmitiu ao governante as preocupações mais prementes que a autarquia tem auscultado relativamente aos cuidados de saúde que estão a ser prestados pelo Centro de Saúde que serve a população concelhia.
Seguiu-se uma visita às instalações do Centro de Saúde de Monforte, onde a comitiva foi recebida pelo respetivo Coordenador, José Romeira dos Mártires.
O roteiro prosseguiu para Elvas, onde, no Hospital de Santa Luzia, foi inaugurada oficialmente a Unidade de Alta Resolução. Nesta cerimónia, estiveram presentes os presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, tendo Rondão Almeida referido a importância do projeto para todos os municípios envolvidos e suas populações, que viram assim dada resposta a um anseio há muito sentido, na área dos exames de diagnóstico.
Refira-se que esta unidade resultou de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a ULSNA, a Associação Coração Delta e os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel, no distrito de Portalegre, e de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, no distrito de Évora.