COMBOIOS DE PASSAGEIROS VOLTAM A ASSUMAR
Updated on 08/04/2022Depois de ter sido suprimido em finais de 2011 no âmbito do PET (Plano Estratégico dos Transportes) da autoria do então secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, o serviço de passageiros na Linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz, com paragem em Assumar (Concelho de Monforte), foi reposto, no dia 29 de agosto, com a circulação de um comboio diário por sentido.
Quando tomou posse, em 2013, como Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem introduziu, desde logo, na lista dos assuntos que propunha tratar prioritariamente, a necessidade de reclamar o restabelecimento do transporte de passageiros na Linha do Leste em todo o seu traçado, reabrindo-se, também, uma nova ligação internacional que tinha sido encerrada, promovendo medidas e apoiando iniciativas que visavam a reabertura desta Linha, entre as quais se destacaram as negociações com o Governo encetadas pelo partido Os Verdes e que culminaram, então, na aprovação, por unanimidade, do respetivo Projeto de Resolução apresentado em 2015. O Vice-Presidente do Município de Monforte, Fernando Saião, e representantes das Juntas de Freguesia de Assumar e Monforte assistiram ao debate parlamentar dessa sessão plenária de 14 de janeiro de 2016 e congratularam-se com a aceitação que a matéria mereceu por todos os deputados. Esta cooperação mereceu o elogio do Partido Ecologista que endereçou uma mensagem de agradecimento na qual reconhecia a relevância do papel assumido pela Câmara Municipal na resolução do problema.
Contando com a colaboração de vários organismos públicos e privados, a intervenção do Município de Monforte fundamentou-se, segundo declarações de Gonçalo Lagem, “na necessidade de termos que encontrar soluções para contrariar os efeitos de desertificação destes territórios do interior, designadamente a ausência de mobilidade, palavrão atualmente muito explorado neste novo conceito de Mundo Global”.
“Quanto menos estivermos ligados”, continuou, “mais o País fica dividido em realidades diferentes, em oportunidades diferentes. Felicito todos os que contribuíram para que o comboio de passageiros regressasse a Assumar e à região”.
Entretanto, Gonçalo Lagem, fazendo-se acompanhar por Manuela Cunha e Rosário Narciso, d’Os Verdes, por Inês da Silva Mata, Presidente da Junta de Freguesia de Assumar, e por Fernando Saião e Mariana Mota, Vereadora do seu executivo, não quis perder a passagem do primeiro comboio de passageiros que há anos não apitava na Estação de Assumar.