UNIVERSIDADE SÉNIOR COMEMOROU 2º ANIVERSÁRIO
Updated on 08/04/2022Inaugurada oficialmente no dia 4 de janeiro de 2013, a Universidade Sénior de Monforte, serviço criado e gerido pela Câmara Municipal desse Concelho, comemorou, no passado dia 6 de janeiro, o seu segundo aniversário.
Integrada no programa, este ano preparou-se uma Exposição dos trabalhos em folha de estanho executados pelas formandas que frequentaram um atelier orientado pela aluna Fátima Vitorino e que foi organizado no âmbito da atividade desenvolvida na disciplina Tardes Lúdicas.
Coincidindo com a festa de aniversário, a inauguração desta mostra, que reuniu dezenas de peças, teve lugar a partir das 14 horas, e contou com as presenças de alunos, professores, funcionários e demais convidados, aos quais se juntaram Gonçalo Lagem, o edil monfortense, Fernando Saião e Mariana Mota, Vice-Presidente e Vereadora do seu Executivo.
Na sua comunicação, Gonçalo Lagem pegou no lema da Universidade, “aprender, partilhar e viver”, afirmando que “este serviço que a Câmara Municipal está a prestar, em particular, aos seus alunos, e que tem envolvido também muitas mais pessoas, individuais ou integradas em organismos, tanto locais, como vindos de outras regiões, tem respondido perfeitamente às divisas que exalta”, e passou a explicar, “pois, embora os alunos se matriculem com o intuito de aprender, adquirindo, assim, novos conhecimentos, temos que considerar as duas máximas restantes, as que sugerem partilha e vivência, aquelas que, em determinadas circunstâncias, são, afinal, as mais importantes. Poderia apontar muitos outros exemplos que ao longo destes dois anos de existência se foram sucedendo, mas não é necessário fazê-lo, porque esta exposição, que resultou dos conhecimentos que a aluna Fátima Vitorino quis partilhar com as suas colegas, serve impecavelmente para deixar provado isso mesmo. Quanto à última, viver, escusado seria estar aqui a expor razões para tentar convencer quem quer que seja que esta nossa Universidade tem sido, efetivamente, exemplar, encontrando excelentes formas para proporcionar ocasiões de convívio e distração”.
Seguidamente, cantaram-se os parabéns, cabendo, este ano, a Maria da Conceição Pereira, a aluna mais nova, a honra de soprar as velas.