MUNICÍPIO DE MONFORTE PROMOVE “DOCES CONVÍVIOS”
Atualizado em 08/04/2022Quando a Câmara Municipal de Monforte organizou, através do seu serviço de cultura, a primeira “Oficina de Compotas Caseiras”, que realizou nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Galeria Municipal Domingos Maria Peças, em Monforte, não esperava que imediatamente a seguir tivesse que promover uma outra. A decisão ficou a dever-se ao interesse que um novo grupo manifestou em frequentar a formação. Portanto, o equipamento não chegou a ser arrumado para que, nos dias 9 e 10 de março, o espaço voltasse a encher-se de agradáveis “aromas e cores”.
Entretanto, e sendo a política de descentralização cultural uma prática a que o executivo tem dado especial atenção, um dos objetivos propostos previa instalar também a “oficina” nas três freguesias rurais do Concelho e foi o que sucedeu já em Santo Aleixo, nos dias 19 e 20 de abril, numa das salas da Casa da Cultura e, como aconteceu nas anteriores, o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, e o Vice-Presidente e Vereadora do seu executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, aos quais se juntou o Presidente da respetiva Junta de Freguesia, António Bagorro, deslocaram-se ao local onde se encontraram com a maioria das 17 formandas participantes e não resistiram à tentação de provar algumas das delícias expostas.
Gonçalo Lagem voltou a realçar a componente social de que se revestem estas iniciativas, pois, para além da transmissão e troca de conhecimentos que proporcionam, constituem excelentes alternativas à ocupação rotineira dos tempos livres.
Os responsáveis pela atividade destacaram a boa adesão verificada e a quantidade de compotas enfrascadas, 10kg no primeiro dia e, no segundo, uns surpreendentes 16,5kg.