MONFORTE EX-LÍBRIS – O MELHOR DO CONCELHO APRECIADO POR MILHARES
Atualizado em 08/04/2022O Concelho de Monforte voltou a mostrar-se no seu melhor a milhares de visitantes que, durante os dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, se deslocaram a essa vila alentejana, atraídos pelo programa da 2ª edição do evento “Monforte ex-líbris”, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Monforte e a Operação Agir3G/Monforte (CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social) e que contou com a colaboração de vários organismos, públicos e privados.
De entre os objetivos propostos, sobressai em primeiro a intenção de apresentar, em simultâneo e no mesmo espaço, todos os recursos existentes no Concelho que, neste caso, interessa valorizar enquanto “forças vivas” propulsoras de desenvolvimento local e, consequentemente, regional e nacional. Pretendem, pois, os seus organizadores, proporcionar uma mostra generalizada das atividades desenvolvidas na área do Município, abrangendo os setores agrícola, empresarial/industrial e de serviços (incluindo organismos públicos e privados), ligados designadamente à criação de gado, tauromaquia, à restauração, turismo, produtos regionais (vinhos, queijos, enchidos), artesanato, e outras. A atividade associativa mereceu igualmente lugar de relevo, disponibilizando-se espaço a todas as coletividades desportivas e socioculturais sediadas no Concelho.
Para além desta mostra de tudo o que, afinal, constitui “ex-líbris” de Monforte, interessa realçar igualmente a diversidade de iniciativas que preencheram o programa, designadamente, a apresentação pública e Bênção do autocarro novo adquirido pelo Município, a arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, as atuações do Grupo de Cante Os Lagóias (Portalegre), da Escola de Música de Vaiamonte (Freguesia do Concelho), do Grupo Voz Amiga da Terrugem e do Grupo de Cantares Seara Jovem (da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”), uma Noite de Fados (com Filipe Florêncio e Renato Matos), o Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo (que encerrou o evento com um espetáculo Piromusical Sincronizado), uma Corrida de Toiros Comemorativa dos 30 Anos da Inauguração da Praça de Toiros (com os cavaleiros João Moura, João Moura Caetano e Miguel Moura e o novilheiro João Silva “Juanito”, aos Forcados de Monforte juntaram-se os de Santarém para pegar toiros da ganadaria de Paulo Caetano), o Concurso Regional e Exposição Canina Monográfica do Rafeiro do Alentejo, uma Exposição Coletiva de Pintura de oito Artistas Plásticos do Concelho de Monforte, nomeadamente António Sardinha d´Oliveira, António Trindade, Claudina Ideias, David Tavares, José Carlos Malato, Maria Celeste Góis, Manuel Luís Ferreira e Patico, uma Exposição de figuras (cães da Serra de Aires e Rafeiros do Alentejo, Toiros Bravos, cavalos, ovelhas e pastor) em madeira decoradas por Organismos do Concelho, degustações de Produtos Locais, Showcooking por Filipe Ramalho, Voo Cativo de Balão de Ar Quente e o Festival “Agitagente”, este ano na sua 4ª edição, que, à semelhança do ano anterior, os organizadores anexaram ao programa.
Durante a cerimónia de abertura procedeu-se à condecoração, com a Medalha Mérito Municipal – Grau Ouro, da Fertiprado – Sementes e Nutrientes, Lda, da ACBRA – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana, do CRMA – Centro de Recuperação de Menores (Assumar), do Engenheiro José Franco de Oliveira Falcão (a Título Póstumo) e de Rui Manuel Maia da Silva.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, começou por afirmar que “é à Câmara Municipal que cabe o papel de maior responsabilidade de maneira a estimular a sociedade para tornar exequíveis os objetivos deste evento, cuja organização exige-nos muita dedicação e empenho, rigor e conhecimento, pois para valorizar e promover é necessário primeiro conhecer.
O nosso Concelho é riquíssimo em património arquitetónico, cultural, histórico ou religioso. Património esse que eleva a condição de Monfortense, Assumarense, Vaiamontense ou Santoaleixense”.
Seguidamente, Gonçalo Lagem fez uma breve exposição acerca dos aspetos relevantes que mais têm marcado a gestão autárquica adotada pelo seu Executivo, realçando várias melhorias relativamente à situação financeira do Município, tais como a recuperação da confiança junto de fornecedores, redução da dívida, a realização de investimentos aproveitando de forma adequada os fundos comunitários e exemplificou com algumas obras já concluídas e outras em execução ou projetadas, tais como a requalificação do Bairro do Tapadão com Parque Infantil, Passeio pedonal e sinalização adequada junto à Escola dos 2º e 3º Ciclos, Construção da Sala Polivalente Municipal, requalificação do Antigo Hospital para CEFUS (Centro de Estudos e Formação e Universidade Sénior), construção do Centro Escolar, Casa Mortuária de Monforte, Lar de Santo Aleixo, Ciclovia, aquisição de dois veículos pesados, um para transporte de cargas e o outro para transporte de passageiros, sobretudo para assegurar o transporte escolar municipal, duas carrinhas para o projeto “SOS Idoso” e o Cartão Abem que suporta as despesas dos medicamentos prescritos a todos os idosos com rendimentos baixos.
“Idealizámos, projetámos, sustentámos e realizámos”, continuou o autarca. “Esta sorte deu-nos imenso trabalho. Sorte tive eu em ter contado com funcionários da autarquia sempre empenhados, motivados constantemente e de uma competência sempre à altura dos imensos desafios que se lhes iam sendo colocados. É a eles que dedico este sucesso. Todos foram, e são, importantes e todos contam. Talvez o saber unir e envolver tenha sido o segredo deste sucesso. Sucesso apenas alcançado com muito esforço e dedicação e muita proximidade com as pessoas. Esse esforço está bem patente na organização desta feira. Portanto, sendo uma coorganização com a Operação Agir3G/Monforte, tenho que deixar uma palavra de especial apreço à Vera Batista, a respetiva Coordenadora. A Vera personaliza, afinal, o espírito como se entregaram todos os que se deixaram contagiar pela MonfortEx-líbris”.