“UM MINUTO DE SILÊNCIO DE GRATIDÃO À TERRA”
Atualizado em 08/04/2022No passado dia 22 de maio, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, dezenas de alunos, docentes e pessoal não docente do Agrupamento de Escolas de Monforte, aos quais se uniram, em representação da Câmara Municipal de Monforte, o seu Presidente, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e os Vereadores, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, vários funcionários e populares, juntaram-se na Praça da República, frente ao edifício dos Paços do Concelho, em Monforte, para participar na iniciativa “UM Minuto de Silêncio de gratidão à TERRA” que se cumpriu, por todo o país (continente e ilhas), às 11.10h.
Promovida pela Associação Fazedores da Mudança, a iniciativa envolveu, segundo informação divulgada pelos responsáveis, 50.218 Crianças e Jovens, 1.979 Adultos registados, 347 Escolas, organizações e movimentos envolvidos e 100 Concelhos e Ilhas.
Para além do Minuto de Silêncio para agradecer à Terra por tudo o que nos dá para viver, os organizadores convidaram, também, os alunos a construir móbiles de tsurus para que fossem entregues a diferentes representantes nacionais (Presidente da República, Primeiro Ministro e Presidente da Assembleia da República) e locais (Presidentes das Câmaras Municipais ou das Juntas de Freguesia).
Porquê fazer os Móbiles de Tsurus? O Tsuru é uma ave sagrada do Japão que simboliza a saúde, a sorte, a felicidade, a longevidade e a paz. Diz a lenda japonesa que se fizermos 1000 tsurus, usando a técnica do origami (arte secular de dobrar o papel), com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá realizar-se.
Oferecendo um móbile de tsurus e fazendo UM Minuto de Silêncio foi a forma encontrada, este ano, para homenagear a Terra expressando Amor e Gratidão.
{gallery}/2019/2019-05-22-um-minuto-de-silencio-de-gratidao-a-terra{/gallery}