TOMADA DE POSSE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E CÂMARA MUNICIPAL
Atualizado em 14/04/2023O salão Nobre dos Paços do Concelho de Monforte não foi suficiente para acolher todas as pessoas que quiseram comparecer na cerimónia de instalação das novas Assembleia Municipal e Câmara Municipal do Município, que teve lugar no passado dia 18 do corrente, a partir das 21.00 horas.
Depois de ter sido instalada a Assembleia Municipal, elegeram-se, para constituir a Mesa, os deputados da CDU Rui Manuel Maia da Silva, Susana Inês Cabeça dos Santos Castro Barradas e Natércia de Jesus Rento Paulos Monteiro, ocupando, respetivamente, os lugares de Presidente e 1ª e 2ª Secretárias.
Procedeu-se, seguidamente, à cerimónia para empossar os candidatos eleitos para formar a Câmara Municipal, nomeadamente, e eleitos pela CDU, Gonçalo Nuno Ribeiro Brandão Amanso Lagem (Presidente do Executivo), Fernando Manuel Caldeira Saião e Mariana de Jesus Rijo Trindade Mota, e, pelo PS, os Vereadores Miguel Alexandre Ferreira Rasquinho e Joaquim Manuel Rita Carrajola.
Rui Maia da Silva dispensou a oportunidade para discursar, afirmando que a ocasião era para felicitar, em particular, Gonçalo Lagem pela vitória a que conduziu a candidatura da CDU.
Gonçalo Lagem, naturalmente muito emocionado, começou por agradecer a presença de todos aqueles que quiseram partilhar com ele este momento de grande alegria, entre os quais se encontravam muitos amigos e familiares. Da sua intervenção, sublinhámos algumas das passagens que transcrevemos:
«…Estou extraordinariamente feliz, porque cheguei, com 36 anos de vida, ao mais alto cargo da Democracia local, do Concelho que me viu nascer, crescer e onde me sinto plenamente concretizado, embrenhado nas suas gentes, enraizado na sua cultura e identificado com a autenticidade do nosso território. Sou caçador, um amante nato do campo, gosto de ir aos espargos, às tubaras e à pesca, sou um aficionado de gema à tauromaquia, mas, acima de tudo, amo a minha terra e as suas pessoas, considerando-me amigo de todos…»
«…Conheço bem esta nossa terra que a todos muito nos orgulha. Não assentei praça em general e quem me conhece desde criança sabe pelo que passei… Andei ao tomate, à azeitona, fui servente de pedreiro, nas férias, sempre que podia, ia aos fardos. Fui carteiro e auxiliar de ação educativa na escola… Percurso este, que muito me envaidece, e agradeço a todas as pessoas que comigo se cruzaram e contribuíram para a minha formação e educação. Não me considero um exemplo, muito menos uma exceção, pois todos os meus amigos de infância deram exatamente os mesmos passos que eu. Por isso continuamos todos a ser bons amigos. Percorremos todos o mesmo caminho. Licenciei-me em Engenharia de Produção Animal, frequento o 5º ano de Medicina Veterinária….»
«…Ganhámos as eleições, o povo manifestou-se e confiou-nos o seu voto… Os resultados deixaram-nos extraordinariamente felizes, conscientes de que apresentámos os melhores candidatos… Mais do que um grupo de candidatos, fomos um grupo de amigos a remar todos na mesma direção… Trabalhámos em equipa, porque fomos sempre uma equipa, e essa foi a maior das nossas bandeiras ao longo destes últimos meses. Jamais conseguirei agradecer a união, a generosidade e a confiança que todos empenharam nestas eleições…»
«…Em prol do bem comum, prescindimos e sacrificamos, muitas vezes, os nossos projetos pessoais, a nossa família e os nossos amigos…»
«…Aproveito para agradecer publicamente a todas as pessoas que desempenharam funções políticas nos diferentes órgãos e que, com este ato eleitoral, cessaram as suas funções. Agradeço-lhes a dedicação que emprestaram ao Concelho, ao longo destes anos…»
«…Vivemos atualmente num clima de grande crise financeira. Os ataques que o poder central tem dirigido ao povo, atentam mesmo à dignidade humana… estão a ser responsabilizados aqueles que menos responsabilidade têm… Se fazer um empréstimo para uma habitação digna, ou pagar mensalmente uma letra de um carro é viver acima das nossas possibilidades, onde estão as liberdades e garantias de Abril? Não nos resignaremos!!!…»
«…Uma palavra de apreço também aos funcionários do Município que, tantas vezes, são alvo de críticas injustas…»
«…O Concelho de Monforte tem um potencial riquíssimo, que importa promover, trabalhar e rentabilizar… Não podemos andar a promover o nosso território para captar investimentos e, quando eles finalmente surgem, estarmos de costas voltadas com aqueles que investem o seu dinheiro no nosso Concelho… Ser bons anfitriões, alcançarmos competitividade, prestígio e notoriedade, são metas que teremos diariamente que assumir…»
«…Trabalharmos em estreita parceria com todas as instituições do Concelho (…), empresários, estarmos próximos das pessoas, escutarmos os seus anseios, as suas dificuldades. A proximidade com pessoas e instituições, nós encaramo-la como oportunidades…»
“Apelo encarecidamente para que participem na gestão nestes próximos 4 anos. Esta é a casa da nossa Democracia e as portas estarão sempre abertas. Apelo à intervenção, à crítica construtiva, façam-nos eco das vossas preocupações…»