REDE EUROPEIA ANTI-POBREZA REÚNE EM MONFORTE
Atualizado em 30/10/2013No dia 30 de outubro, realizou-se em Monforte, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, um encontro subordinado ao tema “Perceções e representações – Comunidades ciganas”.
Esta iniciativa foi promovida pela EAPN Portugal, com o apoio da Autarquia local e contou com a presença de Maria José Vicente (da EAPN Portugal), João Seabra (Ex-Mediador Municipal de Aveiro), Isabel Lourinho (do Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN) e técnicos ligados a vários organismos com intervenção direta ou que integram parcerias em ações de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social.
Gonçalo Lagem, Presidente do Município anfitrião, deu as boas-vindas a todos os participantes e desejou que esta reunião proporcionasse um espaço profícuo ao debate de ideias e transmissão e troca de conhecimentos e do qual resultassem propostas concretas que contribuam para encontrar soluções que atenuem problemas socioeconómicos que afetam milhares de famílias portuguesas. Refira-se que, “em 1985 viviam nos doze países da Comunidade Europeia cerca de 44 milhões de pessoas abaixo do nível considerado como limiar da pobreza, número que em 1990 passou para 53 milhões”.
A criação de uma Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN – European Anti Poverty Network) surge com a preocupação da Comissão Europeia (Direção Geral dos Assuntos Sociais) perante o aumento dos fenómenos da pobreza e da exclusão social na Europa.
A organização está representada em 30 países, nomeadamente em Portugal, através de redes nacionais.
GALERIA FOTOGRÁFICA