MUNICÍPIO DE MONFORTE DEFENDE CÃO DA SERRA D’AIRES
Atualizado em 08/04/2022Um grupo constituído por criadores e admiradores do cão da Serra d’Aires que, cientes da necessidade premente de avançar com determinadas ações que convirjam para objetivos que visam recuperar, melhorar e valorizar essa raça canina alentejana,
decidiram criar recentemente uma Associação, à qual foi atribuída a denominação de ACSA – Associação do Cão da Serra de Aires. Na base da sua fundação estão as intenções que movem estes defensores da raça que querem restituir ao Serra d’Aires o prestígio que sempre teve, dedicando especial atenção à conservação das características fenotípicas e temperamentais que lhe conferem capacidades únicas no exercício da sua principal função, ou seja, na condução de rebanhos.
Entretanto, foi junto da Câmara Municipal de Monforte que a ACSA encontrou as condições necessárias para conseguir levar por diante medidas que preconiza e que, numa primeira fase, se canalizam para a eliminação de certos fatores responsáveis pela debilidade da raça e que ficam a dever-se à falta da conjugação de esforços norteados com esse propósito.
Recorde-se que a referida Autarquia é proprietária das instalações afetas ao CRRA – Centro de Reprodução do Rafeiro do Alentejo, através do qual tem estado a desenvolver, nos últimos anos e em colaboração com a ACRA – Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, um programa de melhoramento e divulgação dessa outra raça canina alentejana.
Portanto, e considerando que, para além de outras razões, as funcionalidades das duas raças caninas se complementam, sendo ambas extremamente úteis em determinadas circunstâncias de manutenção de rebanhos, compreende-se que o atual Executivo Camarário fosse recetivo à proposta feita pela Direção da ACSA.
De modo a oficializar os termos pelos quais se estabelece essa cooperação institucional, foi, então, assinado, no passado dia 10 de novembro, um Protocolo de Colaboração celebrado entre os dois organismos. No ato, estiveram presentes o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadora do executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, e, em representação da ACSA, todos os membros da Direção, designadamente, o Presidente, Francisco António Marques Félix, Vice-Presidente, João Manuel Correia Magro, Tesoureira, Maria do Rosário Farraia de Matos da Gama Matutino, Secretária, Sara Patrícia Mendes Gaspar e Vogal Luís Manuel Moreno Neves.
Gonçalo Lagem afirmou que “estando o nome da raça associado à Herdade da Serra d’Aires, localizada em Santo Aleixo, uma das quatro Freguesias do Concelho, o envolvimento da Autarquia nesta parceria justifica-se, desde logo”,
e, segundo explicou o mesmo autarca, “não obrigará a despender mais verbas para além daquelas que já estavam previstas, pois ao fazermos a ligação entre os programas de melhoramento das duas raças, rentabilizaremos, ainda melhor, os recursos existentes. Por outro lado, ao darmos novo dinamismo ao Centro, contribuiremos, certamente, para aumentar o número de visitantes que, até então, ao longo de todo o ano, eram atraídos a Monforte com o intuito de conhecer de perto o Rafeiro do Alentejo”.