CÂMARA MUNICIPAL DE MONFORTE PROMOVE ENCONTRO COM COMUNIDADE ESCOLAR
Atualizado em 08/04/2022“Não há salário que compense os vossos sacrifícios!” Foi desta forma que o Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, ladeado pelo Diretor do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho, António Parreira, e o Vice-Presidente e Vereadora da Educação do mesmo Executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, abriu a sua intervenção na “Receção à Comunidade Escolar”, dirigindo-se a todos os que estavam presentes e, em particular, aos professores.
Organizada pela Câmara Municipal, a “Receção à Comunidade Escolar” teve lugar no dia 5 de novembro, no Centro de Acolhimento e Interpretação do Sítio Arqueológico das Ruínas Romanas de Torre de Palma, iniciando-se cerca das 17.00 horas com a sessão de boas-vindas, à qual se seguiu uma homenagem à Professora Catarina Rato que se aposentou recentemente, terminando uma longa carreira profissional que se pautou pela dedicação exemplar com que sempre se entregou às suas funções.
“Estou convicto”, afirmou Gonçalo Lagem, “que ninguém vê nesta iniciativa quaisquer indícios que levem a julgar que é nossa intenção fazer distinções entre classes profissionais, enfatizando o trabalho dos professores em relação àquele que é desenvolvido, em prol da nossa comunidade, por outros profissionais não menos importantes. Contudo, temos que reconhecer que é nas mãos de todos os que, de uma ou outra forma integram a Comunidade Escolar, entre os quais devemos destacar, neste caso, os docentes, que é depositada uma das missões de maior comprometimento na educação e ensino das crianças. Por isso, entendemos que este encontro com todos os intervenientes nessa missão se justifica plenamente. Queremos dar as boas-vindas aos docentes, pessoal não docente e membros dos Órgãos de Gestão do nosso Agrupamento de Escolas, desejando-lhes um excelente trabalho e proporcionando-lhes, afinal, mais esta oportunidade para travarem conhecimento com os novos colegas”.
Depois de uma breve caracterização socioeconómica do Concelho, o Presidente do Município fez, ainda, uma referência à oferta cultural disponível, elogiando, entre outras medidas, a intervenção realizada recentemente nas instalações do Centro de Acolhimento e Interpretação das Ruínas onde foi inaugurada, no passado dia 26 de setembro, uma exposição temática permanente, coincidindo com os lançamentos do Guia “Torre de Palma, Sítio Arqueológico” e do respetivo desdobrável atualizado.
Entretanto, o autarca monfortense concluiu apontando o dedo ao Governo, responsabilizando-o pela catástrofe que se tem abatido sobre a educação em Portugal e manifestou-se contra o encerramento de Escolas e a redução de pessoal.
O Diretor das Escolas agradeceu e elogiou esta iniciativa, reafirmando que, no âmbito das suas competências, continuará empenhado para que se preservem as excelentes relações institucionais existentes entre os dois organismos.
Após uma visita guiada às ruínas, o encontro terminou com uma degustação de produtos gastronómicos do Concelho.