MONFORTENSES ENCANTADOS COM MARIA ELISA
Atualizado em 25/02/2014No passado dia 21 de fevereiro, a conhecida jornalista e apresentadora de televisão Maria Elisa Domingues esteve em Monforte e não defraudou as expetativas criadas em torno desta visita.
Muito pelo contrário! Veio sem “pressas” e revelou que a sua excelente capacidade para comunicar não se fica pelo ecrã televisivo, mesmo quando teve que entrevistar personalidades tão notáveis como o antigo presidente francês François Mitterrand ou Margaret Thatcher. Aliás, dado o carácter informal da iniciativa, Maria Elisa mostrou-se ainda muito mais descontraída, sabendo captar a atenção das dezenas de pessoas que encheram completamente a sala polivalente da Biblioteca Municipal de Monforte.
Promovido pela Universidade Sénior do Município de Monforte, este encontro, a que se chamou “À conversa com Maria Elisa”, iniciou-se antes das 18.00 horas e só terminou pelas 21.00 horas, após uma degustação de produtos gastronómicos do concelho (queijos, enchidos, vinhos, pão, doces) e de uma “Sopa de tomate” confecionada pelas alunas da disciplina de Gastronomia que fez as delícias da visitante.
Gonçalo Lagem, o Presidente da Autarquia anfitriã, acompanhado por Fernando Saião e Mariana Mota, o Vice-Presidente e Vereadora do seu executivo, e por Vitória Medalhas e Maria Fonseca, coordenadoras, respetivamente, da Biblioteca Municipal e da Universidade Sénior, recebeu a convidada, agradecendo a sua disponibilidade e afirmando que “a presença de tão ilustre jornalista e escritora muito honra toda a comunidade do Concelho monfortense, pois a oportunidade de termos a Dra Maria Elisa em Monforte, só para nós, e podermos desfrutar tranquilamente da sua companhia neste ambiente familiar, é um enorme privilégio e uma das maiores recompensas que o excelente trabalho desenvolvido pelos alunos, professores e demais colaboradores da Universidade Sénior já recebeu até hoje”.
Entretanto, seguiram-se, então, mais de duas horas de conversa que se distinguiu sobretudo pela espontaneidade com que o público interagiu. Foi, efetivamente, um encontro informal durante o qual Maria Elisa respondeu às questões que lhe foram colocadas e contou muitas histórias relacionadas com a sua carreira profissional e sobre a sua vida familiar. Falou do seu livro “Amar e Cuidar”, que descreveu como uma viagem ao mundo do cancro motivada pelo cancro de mama que foi diagnosticado à mãe.
Um encontro que, certamente, ficará guardado na memória de todos os que viveram esta ocasião de privar com Maria Elisa, a escritora, a jornalista e, acima de tudo, a filha, a mãe e a avó exemplar.