MONFORTE REFORÇA AÇÃO SOCIAL COM “AGIR+ MONFORTE”
Atualizado em 09/06/2014Ao abrigo do Programa CLDS+ – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, Monforte foi um dos Concelhos contemplados para o desenvolvimento de um conjunto de ações com o objetivo de promover o desenvolvimento social.
Este projeto, desenvolvido através do Instituto da Segurança Social em parceria com a Câmara Municipal de Monforte, está a ser implementado pelo Centro Social Santo António de Vaiamonte e ficou, temporariamente, sedeado nas instalações da Biblioteca Municipal, em Monforte, enquanto não estiverem concluídas as obras de requalificação de um espaço propriedade desse Centro Social.
Denominado “Agir+Monforte”, o projeto foi apresentado publicamente no passado dia 6 de junho, na sala polivalente da referida Biblioteca, numa sessão presidida por Gonçalo Lagem, o Presidente da autarquia promotora, António Manuel Carrilho, Presidente da direção do Centro Social Santo António, Mónica Caldeira, do IEFP (Instituto de emprego e Formação Profissional, Portalegre) e Mariana Mota, Vereadora do Executivo monfortense, e onde, também, estiveram presentes representantes de vários organismos com intervenção nesta área, entre os quais se destacaram os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho e representantes da GNR e do Centro de Saúde de Monforte.
Gonçalo Lagem, na sua intervenção, afirmou que, “embora o Concelho de Monforte seja no Distrito de Portalegre aquele que apresenta menor taxa de desemprego, este programa traduz-se num importante instrumento de apoio à empregabilidade que permitirá definir estratégias, caracterizar realidades, adequar mecanismos e encaminhar as diferentes situações” e acrescentou que: “apesar de reconhecer que os programas e medidas específicos, designadamente no âmbito das Medidas Contrato Emprego-Inserção sejam para muitas famílias a única solução para minorar as suas dificuldades económicas, entendo que não devemos continuar a abusar desses recursos. Temos que apostar, sim, na criação efetiva de emprego, porque só assim podemos proporcionar a necessária estabilidade profissional aos trabalhadores”.
António Manuel Carrilho explicou que a Direção a que preside, ciente da função social que lhe está adstrita, não hesitou em envolver-se nesta parceria através da qual terá excelentes oportunidades para ver esse seu papel mais reforçado.
Entretanto, os técnicos que compõem a equipa responsável, Maria Fonseca, Carla Mestre e Vitor Morgado, prestaram informações mais exatas sobre o projeto, sobretudo sobre os seus objetivos, esclarecendo que o Programa CLDS+ tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil, da exclusão social em territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades. Tem igualmente especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade.
As ações a desenvolver pelo Agir+Monforte integram três eixos de intervenção, designadamente o Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação, através do Gabinete de Apoio à Empregabilidade, criado em parceria com o IEFP no sentido de favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados do Concelho de Monforte, funcionando nas Instalações da Biblioteca e, ainda, em itinerância por todas as freguesias do Concelho, o Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, que será desenvolvido a partir de um Centro de Recursos, e o Eixo 3 – Capacitação da comunidade e das instituições, por intermédio de um Gabinete de Apoio ao associativismo.
Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) têm vindo a ser implementados desde 2007 e como instrumentos de política social, contêm a inegável virtude de valorizar a proximidade e darem soluções concretas aos que delas carecem. Neste sentido foi decidido pela Tutela criar uma nova vaga de CLDS, os CLDS+. Estes instrumentos de política social surgem agora mais focalizados para os problemas sociais com que a sociedade portuguesa se deparou no período de ajustamento económico e financeiro.
Assim, o foco de ação dos CLDS+ tem agora em atenção a preocupação nuclear com os territórios especialmente afetados pelo desemprego e com os territórios marcados por situações críticas de pobreza, em especial a pobreza infantil.
Entretanto, no final da sessão foram assinados os protocolos celebrados entre o Centro Social Santo António e as Juntas de Freguesia pelos quais se determinam as normas de cedência de instalações e apoio administrativo para atendimento nas quatro Freguesias do Concelho e aproveitando a presença do Presidente da Direção do Centro Social, Gonçalo Lagem procedeu à entrega do projeto de ampliação das instalações dessa instituição, especificamente de instalações sanitárias de apoio e do refeitório. Refira-se que, na sequência do pedido de colaboração apresentado por essa instituição, a Câmara Municipal de Monforte comprometeu-se a assumir a execução do projeto desta obra que, para além de vir a melhorar o serviço prestado aos seus utentes, permitirá que as crianças que frequentam as escolas do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vaiamonte possam começar a fazer as suas refeições em condições mais adequadas às que lhes são facultadas atualmente.