LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES E MUNICÍPIO DE MONFORTE ACORDARAM SOLUÇÃO PARA O HOTEL PALMA
Atualizado em 06/12/2013No passado dia 4 de dezembro, o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Dr. Jaime Marta Soares, acompanhado pelo Vice-Presidente desse organismo, Dr. António Rodeia Machado, deslocou-se a Monforte para participar numa reunião com os Presidentes do Município e da Assembleia Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem e Rui Maia da Silva, respetivamente.
O encontro foi marcado pelo edil monfortense e serviu, essencialmente, para tomar uma decisão definitiva relativamente à situação do Hotel Palma. Recorde-se que esta instalação hoteleira, localizada em Monforte, é propriedade da Câmara Municipal, estando a sua gestão a cargo da LBP.
Refira-se que os representantes das duas entidades envolvidas entendem que o modelo de gestão, que se mantém há anos, não deve arrastar-se mais tempo, pois não dignifica a Liga e tão-pouco a Autarquia.
Por isso, o Presidente da LBP, embora reconheça o valor que esse equipamento poderia assumir para a valorização da oferta turística não só do Concelho, mas também para a região, propôs, então, que o contrato, cujo termo estava previsto apenas para 2050, seja rescindido por mútuo acordo, uma decisão que mereceu prontamente a concordância do Presidente do Executivo, pois, segundo afirmou o Dr. Jaime Soares, “a Liga não possui recursos mínimos e demais condições necessárias para poder continuar a assegurar as despesas inerentes à manutenção regular das instalações”.
Entretanto, Gonçalo Lagem considerou extremamente valiosa a intervenção que a LBP tem tido, nomeadamente os investimentos que realizou ao longo dos 13 anos de contrato e mais informou que, depois de formalizada a resolução do contrato, irá ser preparada a proposta para se proceder à abertura do concurso para venda do imóvel. O objetivo fundamental é que o hotel seja adquirido por um investidor com vocação na área e que sirva integralmente os interesses das pessoas, tanto de Monforte como da região em termos turísticos. A concretizar-se, não menos importante, será a mais-valia financeira do negócio para o Município.
Para além deste assunto, e porque o Dr. Jaime Marta Soares ocupa também o cargo de Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, aproveitou-se a ocasião para se manifestar o interesse em estabelecer uma parceria entre o Sporting e a Câmara Municipal com vista a dinamizar os vários equipamentos desportivos municipais existentes através da organização de eventos de natureza desportiva. A proposta foi acolhida com agrado, abrindo horizontes a novos encontros e reuniões para consumar a dita parceria.