“TECNOLOGIAS DA CAL” JUNTAM ESPECIALISTAS
Atualizado em 18/03/2014Durante o dia 14 de março, 22 profissionais ligados às áreas de conservação, restauro, história e arqueologia, reuniram-se em Monforte para abordar vários assuntos relacionados com a importância das tecnologias da cal ao longo dos séculos e
participar numa sessão prática sobre “A Cal em pasta, os revestimentos e os pigmentos” orientada pelo Engº Fernando Cartaxo, da FRADICAL – Fábrica de Transformação de Cal.
Este encontro decorreu no âmbito da programação do workshop subordinado ao tema “Revestimentos e Pigmentos – a sua projeção no Património Histórico”, organizado pela Câmara Municipal de Monforte através dos seus Serviços de Conservação e Restauro e Arqueologia.
Os trabalhos iniciaram-se às 09.30 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, em Monforte, com a receção e entrega de documentação aos participantes, seguindo-se a sessão de abertura na qual Mariana Mota, Vereadora do Município, se congratulou pela iniciativa e, atendendo aos objetivos previstos e sabendo que o grupo que se formou era constituído por técnicos oriundos de diversas autarquias com provas dadas na salvaguarda do seu património histórico, considerou a adesão registada bastante satisfatória. A autarca agradeceu, ainda, a colaboração de “tão prestigiante painel de oradores” e realçou a importância dos temas focados nas suas comunicações.
O enquadramento teórico desenvolveu-se da parte da manhã com a apresentação dos seguintes trabalhos: “A importância da cor ao longo do(s) tempo(s)”, pelo Prof. Paulo Simões Rodrigues, do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UE); “Os pigmentos em pintura mural – perspetivas da sua utilização”, pelo Dr. José Mirão do laboratório HÉRCULES (Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda) da Universidade de Évora; “A pintura mural alentejana – Especificidades da mesma em matéria de História da Arte”, pela Dra Catarina Valença Gonçalves, da empresa SPIRA – Revitalização Patrimonial; “Projeto Descartes: descobrir as ciências pela arqueologia e as artes”, pela Dra Joana Costa, do laboratório HÉRCULES.
Conforme estava programado, a segunda parte deste workshop completou-se com a referida sessão prática.
GALERIA FOTOGRAFICA: