PARTICIPANTES EM “MOMENTOS DE CONVÍVIO” MOSTRAM A SUA ARTE
Atualizado em 27/06/2014Foi inaugurada, no passado dia 25 de junho, na Galeria Municipal de Monforte, uma mostra de trabalhos realizados no âmbito da atividade desenvolvida pelo projeto “Momentos de Convívio” e que estará patente ao público até ao dia 4 de julho.
Os trabalhos, reunidos nesta exposição, foram produzidos ao longo do último ano de atividades e executados em várias técnicas e materiais, realçando-se a aplicação da técnica do guardanapo em madeira e vidro, uso de materiais reciclados e diversas rendas e bordados.
Foi há cerca de 40 anos que as primeiras Irmãs da Congregação de São José de Cluny chegaram a Monforte. Vieram para prosseguir a obra que Ana Maria Javouhey começara quando, a 12 de maio de 1807, fundou essa ordem monástica feminina da Igreja Católica Romana que se dedica particularmente à educação e à assistência a pessoas desfavorecidas e a doentes, distinguindo-se pelas ações que tem efetuado na área da enfermagem. Ana Maria Javouhey dizia gostar de “estar em toda a parte onde há bem a fazer e dor a aliviar”. As suas continuadoras, impregnadas do mesmo espírito, espalharam-se, então, pelo mundo e bem cedo chegaram a Portugal, onde, em 1881, se instalaram para formar Religiosas que iam trabalhar com os Padres do Espírito Santo nas missões em Angola.
Em Monforte iniciaram a sua missão ao serviço do antigo Hospital da Misericórdia, acompanhando, sobretudo ao longo da noite, os doentes internados e prestando-lhes a ajuda necessária.
Desde então, as Irmãs da Congregação de São José de Cluny fazem parte do quotidiano da comunidade Monfortense, na qual participam ativa e permanentemente em diferentes setores, promovendo inúmeras iniciativas de intervenção social, realçando as que procuram criar situações que contribuam para melhorar o bem-estar das pessoas envolvidas.
Seguindo esse percurso, a Câmara Municipal de Monforte e as Irmãs da Congregação de São José de Cluny uniram-se para organizar atividades que, entretanto, viriam a alcançar resultados que excederam as expectativas, entre as quais sobressai o projeto “Momentos de Convívio” que está a ser impulsionado, desde 2010, por essa Autarquia em parceria com as Irmãs de São José de Cluny, instaladas em Monforte.
Pretendia-se através da iniciativa, proporcionar ocasiões de modo a entreter pessoas que não tivessem ao seu alcance formas mais agradáveis para ocupar o seu tempo. O grupo é constituído por várias mulheres que se reúnem regularmente, na Casa das Irmãs e nas instalações da Biblioteca Municipal, para partilhar experiências e conhecimentos, desenvolvendo tarefas conjuntas e confraternizando num ambiente que lhes proporciona mais alegria. De entre todas as atividades realizadas, salientam-se as “oficinas” de trabalhos manuais que surgiram de maneira quase espontânea.
Na inauguração desta exposição, estiveram presentes Gonçalo Lagem, o Presidente do Município de Monforte, Fernando Saião e Mariana Mota, o Vice-Presidente e a Vereadora do seu Executivo, e as Irmãs Ângela e a Irmã Maria Vieira, em representação da Congregação.
Mariana Mota e Gonçalo Lagem dirigiram-se, em particular, às senhoras que têm estado envolvidas no projeto, elogiando o trabalho que têm estado a realizar em colaboração com as Irmãs da Congregação e os funcionários da Autarquia afetos aos serviços responsáveis e que, agora, quiseram partilhar com o público em geral.