NO SÃO MARTINHO, CONVÍVIO E CONFRATERNIZAÇÃO É TRADIÇÃO PARA A POPULAÇÃO
Atualizado em 13/11/2013A Câmara Municipal de Monforte voltou a comemorar o Dia de São Martinho organizando nas instalações do mercado municipal o VIII Mercado de São Martinho. Através desta iniciativa, o Município
pretende proporcionar, principalmente, um espaço onde produtores e empresários do Concelho possam divulgar os seus produtos. Por outro lado, é preocupação do executivo manter esta tradição tão enraizada na cultura popular portuguesa, enaltecendo e transmitindo, sobretudo, aos mais novos os valores solidários que a lenda preconiza, realizando, com a colaboração do Grupo de Teatro Amador “PENSENNISSO” da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”, a reconstituição do episódio que a originou. Portanto, o envolvimento da comunidade escolar, a quem se dirige, em particular, este lado mais didático, tem sido um aspeto que a organização continua a privilegiar e ao qual a Direção do Agrupamento de Escolas do Concelho de Monforte tem respondido de modo bastante participativo. Este ano os alunos do 1º Ciclo de Monforte e do 3º Ciclo, em colaboração com os docentes, auxiliares e os seus pais, prepararam doces e salgados que levaram para vender.
Nesta edição do Mercado de São Martinho a adesão de expositores voltou a repetir-se com o mesmo interesse. As participações de José Catarino, Joaquim Gonçalves, João Pataco, Conceição Parreira, Gracinda Pinto, Manuel Saruga, Adega Fernandes de Moura, Adega do Perdigão, Adega Lima Mayer, Monforqueijo, Qual, Padiforte, Padaria Calado, Padaria António Ferreira, Montifumeiro e Paróquia de Vaiamonte contribuíram, claramente, para o êxito do evento que atraiu, uma vez mais, centenas de visitantes que aí se deslocaram para adquirir produtos de entre a grande diversidade que lhes foi oferecida, designadamente, de queijos, vinhos, pão, mel, licores caseiros, frutos secos, doces e salgados típicos e produtos hortícolas próprios desta época do ano, entre os quais não podiam faltar as castanhas e os marmelos que se destacavam das bancadas pelo contraste que a sua cor amarela provocava. E porque não se comemora o Dia de São Martinho sem uma boa castanha assada, a Câmara Municipal voltou a providenciar o habitual magusto que oferece a toda a população.
O apoio concedido pela Santa Casa da Misericórdia de Monforte tem sido especialmente precioso, pois, para além das restantes iguarias que colocou à venda, fica encarregada pela confeção de sopas tradicionais que fazem as delícias de quem pretende almoçar no local. Refira-se, igualmente, que a Universidade Sénior, no âmbito da disciplina de Gastronomia, enriqueceu bastante a “oferta gastronómica” com as especialidades da cozinha alentejana que prepararam no local e cuja confeção podia ser acompanhada pelos visitantes.
Aliás, a componente lúdica, em torno do convívio que se gera, é um dos principais objetivos desta iniciativa que, há dois anos consecutivos, conta com a presença do acordeonista de Santo Aleixo, Francisco Balseiro.
Esteve patente, também, uma exposição de painéis alusivos ao São Martinho elaborados com trabalhos efetuados pelos alunos da Universidade Sénior de Monforte, no âmbito da atividade desenvolvida na disciplina de Pintura Decorativa e pelas crianças da Creche da Santa Casa da Misericórdia, do pré-escolar e 1º Ciclo de Monforte.
O Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, e os Vereadores Fernando Saião e Mariana Mota, receberam diversas personalidades, entre as quais outros autarcas locais e representantes de organismos públicos e privados, e cumprimentaram os expositores, entregando-lhes o certificado de participação e agradecendo-lhes a colaboração prestada.