MUNICÍPIO VALORIZA ANTA DA SERRINHA
Atualizado em 16/07/2014No âmbito de um projeto de investigação coordenado por Paula Morgado (arqueóloga da Câmara Municipal de Monforte)
e Leonor Rocha (docente da ECS/Universidade de Évora), que está a ser desenvolvido com o apoio logístico e financeiro do Município e da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, encontra-se em curso uma escavação/sondagem da Anta da Serrinha. Classificado como imóvel de interesse público, este monumento funerário, com cerca de 5 mil anos, conserva apenas a metade Norte da câmara e corredor, tendo sido alvo de várias violações e destruições ao longo dos tempos.
A intervenção em curso pretende recuperar alguma informação científica que permita compreender melhor o desenvolvimento das primeiras sociedades camponesas desta região. O aparecimento de restos osteológicos levou à intervenção da antropóloga Daniela Anselmo (Universidade de Évora/ Universidade de Coimbra) e poderá vir a fornecer dados sobre os enterramentos existentes e, simultaneamente, obter datações mais precisas. A escavação está a ser realizada por alunos de Arqueologia da Universidade de Évora no âmbito das suas disciplinas práticas.