MUNICIPIO DE MONFORTE DÁ “PROTEÇÃO” A IDOSOS ISOLADOS
Atualizado em 09/04/2014A população do lugar dos Prazeres sente-se mais protegida desde o dia 4 de abril, quando vários moradores viram as suas habitações ficar apetrechadas com equipamento de “Teleassistência 24 horas” que a Câmara Municipal de Monforte decidiu mandar instalar na residência de agregados familiares onde esse serviço se revelava ser mais necessário, beneficiando, assim, 13 idosos que se encontram nessas condições.
Prazeres é um lugar isolado que pertence à Freguesia de Monforte, sendo a sua população constituída maioritariamente por pessoas idosas. Foram estas as principais razões que estiveram na base da decisão do Executivo, embora nalguns casos também tenham sido equacionadas as situações económicas.
Mariana Mota, Vereadora do Executivo, acompanhada por Ana Paula Maçoas, a responsável pelo Serviço Municipal de Ação Social, assistiu às instalações dos equipamentos, esclarecendo que, para além dos custos com aquisição e montagem dos aparelhos, a Autarquia assegurará despesas com a sua manutenção e o pagamento das prestações mensais.
Entretanto, esta decisão do executivo já suscitou o interesse de diversos órgãos da Comunicação Social, destacando-se, a esse respeito, a transmissão em direto que a RTP emitiu no seu programa “Portugal no Coração, do dia 7 de abril, e que contou com a presença do Presidente do Município Monfortense, Gonçalo Lagem, e três utentes da Teleassistência que se mostraram extremamente gratos, elogiando a Câmara Municipal pelo serviço que lhes está a proporcionar. Enquanto, Gonçalo Lagem, visivelmente satisfeito, declarou que “esta é uma medida de apoio social que se junta a outras que estamos a prestar junto de certos grupos mais vulneráveis da comunidade do Concelho, onde as camadas da população mais envelhecida merecem, obviamente, especial atenção. Portanto, sinto-me, particularmente, muito orgulhoso, pois noto que as pessoas percebem o quanto lhes é útil um serviço de assistência que funciona ininterruptamente. Mesmo que não ocorra um caso de urgência, são estabelecidos contactados regularmente entre operadores e os utentes que tenham necessidade de conversar e, assim, sentirem que têm alguém que possa ouvi-los a qualquer hora do dia”.