MUITA DIVERSÃO E EMOÇÃO MARCAM ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
Atualizado em 08/04/2022A Universidade Sénior do Município de Monforte inscreveu mais um acontecimento marcante na história dos seus 3 anos de existência quando promoveu as cerimónias de encerramento do ano letivo de 2015/2016 que decorreu no passado dia 18 de junho, sábado, no Centro Cultural de Vaiamonte, uma das quatro freguesias desse Concelho.
Para além das presenças de alunos e professores, familiares, convidados e outros representantes de vários organismos, participaram também nestas celebrações o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e a Vereadora do seu Executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, o Presidente da Assembleia Municipal, Rui Maia da Silva, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte, respetivamente, Pedro Bagorro, António Bagorro e Joaquim Peixe, a Coordenadora da Universidade, Vitória Medalhas, e o Presidente da RUTIS (Rede de Universidades Seniores), Luís Jacob que veio entregar pessoalmente o Certificado de “Membro da Rede de Excelência das Universidades e Academias Seniores” que reconhece o bom trabalho e relevante serviço desenvolvido pela Universidade de Monforte.
O programa iniciou-se de forma bastante humorística com as encenações preparadas no âmbito do plano curricular da Disciplina de Teatro, às quais se seguiu a leitura das mensagens dos professores das disciplinas e a apresentação do nº2 do Boletim Informativo da Universidade.
Entretanto, nas suas comunicações, Vitória Medalhas, Gonçalo Lagem e Luís Jacob realçaram, sobretudo, a utilidade da função social exercida pela Universidade, pois a atividade que tem incrementado de modo a disponibilizar os meios através dos quais os mais idosos podem beneficiar de alternativas para ocupar os tempos livres repercute-se com efeitos extremamente vantajosos não só para os respetivos alunos mas em toda a comunidade.
Gonçalo Lagem felicitou professores, alunos e demais intervenientes que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o renovar dos êxitos anteriores e afirmou que, “quando iniciámos funções, em outubro de 2013, encontrámos a Universidade Sénior a dar os primeiros passos, portanto, e sem quaisquer presunções, sentimo-nos muito orgulhosos pelos resultados conseguidos e que certamente ajudámos a alcançar”.
“Empenhámos todos os esforços”, continuou o autarca, “para tornar a nossa Universidade atrativa, dinâmica e interessante, para que o maior número de alunos usufruísse de todas as vantagens daí decorrentes. Julgo que, ao longo destes últimos 3 anos, temos conseguido e diria mesmo excedido todas as expectativas. A atribuição pela RUTIS do Grau de Excelência da Rede de Universidades Seniores do País prova que sim. No entanto, para isso não basta o empenho do executivo camarário. Numa primeira linha surgem os professores, voluntários que empenham o seu tempo e os seus conhecimentos, a ensinar mas também a aprender, sendo essa a única compensação devolvida.
São eles que organizam, que idealizam, que fazem tudo o que está ao seu alcance para que as aulas sejam profícuas, interessantes e divertidas. São eles que mais dão a cada um dos alunos, sacrificando muitas vezes os seus lares, as suas famílias e o seu tempo. Portanto só posso estar grato e dizer-lhes obrigado uma e outra vez e quantas forem necessárias, pelo seu exemplo e pela sua atitude e empenho diários.
Na qualidade de Presidente de Câmara estou grato e feliz, por ter gente que desde a primeira hora abraçou este projeto, gente qualificada, competente e capaz! Bem hajam!
Por fim, um agradecimento especial aos alunos, são os alunos a Alma desta USM, foram eles que através da sua participação, interesse, criatividade e clarividência nos benefícios desta atividade, fizeram com que atingíssemos este grau de excelência desta USM e Monforte ser uma referência Nacional neste âmbito. Sinto-me grato e lisonjeado pelo exemplo e fonte de inspiração que estes distintos cidadãos são para mim. Sempre prontos a participar, despem-se de preconceitos, fazem, ajudam a fazer, criam, propõem, divertem-se, inquietam-se, dão-nos enormes lições.
Se a Universidade Sénior de Monforte precisa da Câmara? Claro que sim!… Mas a Câmara precisa muito mais da Universidade Sénior!”
Depois de finalizar o seu discurso, o Presidente do Município fez uma apresentação do projeto de reabilitação e ampliação do edifício do “antigo hospital” onde será instalada a Sede da Universidade, recuperando, por conseguinte, segundo esclareceu, o único imóvel público da malha urbana do centro histórico que falta recuperar.
Antecedendo ainda a inauguração da exposição de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da atividade desenvolvida em várias disciplinas e que estará patente ao público nas instalações do Centro Social de Santo António, em Vaiamonte, até dia 29 deste mês, os referidos Presidentes das Juntas de Freguesia entregaram algumas ofertas e donativos e seguidamente proporcionou-se mais um momento de agradável descontração com um número de dança protagonizado por professores e pelos membros do Executivo presentes.
Após o almoço de confraternização, procedeu-se à entrega dos Diplomas de Participação a alunos e professores e a festa continuou até ao fim da tarde bem animada com o duo musical “Allegro Duo”.
Refira-se que a Universidade Sénior de Monforte foi criada e é gerida pela Câmara Municipal de Monforte e abriu as suas portas pela primeira vez em janeiro de 2013 e atualmente conta com 60 alunos que frequentaram as 15 disciplinas do programa curricular deste último ano letivo, designadamente, Artes criativas, Atelier de azulejo, Cidadania e Mundo atual, Cozinha caseira, Ginástica Sénior/Dança, Hidroginástica, História, Informática, Inglês, Música, Patrimónios, Práticas de Gestão Habitacional, Saúde, Teatro e Turismo e Lazer.