MONFORTE SACRO NA FIAPE
Atualizado em 16/05/2025O projeto “Monforte Sacro – Painéis de Azulejos do Século XVIII Sobre a Vida e Milagres da Rainha Santa Isabel” foi divulgado no âmbito da programação da FIAPE 2025, em Estremoz, que decorreu de 30 de abril a 4 de maio, onde esteve exposto o painel “Milagre das rosas”. É a segunda vez que este painel é exposto publicamente, tendo sido a primeira na BTL, em 2024.
Este painel faz parte do acervo azulejar proveniente da Igreja do antigo Convento do Bom Jesus de Monforte, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e está habitualmente exposto na antiga igreja do Espírito Santo, em Monforte, também designada “espaço Monforte Sacro”. A sua presença em Estremoz enquadra-se no tema e na história da rainha Santa Isabel, que tem uma tradição enraizada nessa cidade, situando-se na zona do castelo a capela da rainha Santa, decorada com painéis de azulejo do séc. XVIII, produzidos em fase anterior aos do convento do Bom Jesus de Monforte.
O objetivo desta exposição foi a divulgação do “Monforte Sacro”, espaço museológico existente em Monforte que se encontra aberto ao público desde 2023.