MONFORTE RECEBE LUNGO DROM
Atualizado em 04/04/2025No decurso dos meses de fevereiro e março, foram realizados, no âmbito do CLDS5G, denominado Operação IUPI5GMonforte (Integração: Unidos Promovemos a Inclusão 5G), nomeadamente na atividade 14, inserida no Eixo 4 – Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção, três Ateliers “Vida Ativa” com a duração de cerca de três horas cada. Estes ateliers foram dinamizados pela Associação UmColetivo e proporcionaram momentos de partilha, criação artística e fortalecimento de laços comunitários.
Durante a atividade, trabalhou-se com várias famílias, crianças e jovens de etnia cigana, promovendo um espaço com troca de histórias, aprendizagens e união.
Para culminar esta iniciativa, no passado dia 25 de março, Monforte recebeu o Museu Itinerante Lungo Drom, que significa “longa viagem” em romani. O museu abriu portas em Monforte, proporcionando um momento de aprendizagem e sensibilização para todos os presentes, contanto com a participação especial de duas participantes dos ateliers “Ouvir para Contar”, que partilharam com os alunos e professores do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas João Maria Botas Carriço a história criada ao longo do atelier.
O projeto Lungo Drom é uma proposta artística e cultural que pretende construir, através de práticas interdisciplinares, uma ponte entre a sociedade maioritária e a comunidade cigana no Alto Alentejo, promovendo a inclusão e a valorização cultural.
A coleção do museu inclui objetos artísticos únicos, criados por artistas como Herlandson Duarte, Séfora Vargas, Pavel Tavares, Amargooo, Mariana Bragada, Susana Chico, Sara Afonso, Jorge Moita, Judite Dinis, Diego El Gavi, Natália Serrana e Maria Gil. Estes artistas trabalharam diretamente com as famílias ciganas, dando vida a histórias e tradições que merecem ser conhecidas e celebradas.