MONFORTE E CASTELO DE VIDE MAIS PRÓXIMOS COM ESTÓRIAS D’ANTIGAMENTE
Atualizado em 08/04/2022Os Concelhos de Castelo de Vide e Monforte ficaram mais próximos graças às ‘stórias d’antigamente que o ilustre castelovidense Carolino Tapadejo contou durante um encontro organizado no âmbito do plano curricular da disciplina “Patrimónios”, lecionada na Universidade Sénior do Município de Monforte, e que teve lugar no passado dia 11 de maio, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, em Monforte, onde foi recebido por Gonçalo Lagem, o Presidente da autarquia, e pelas respetivas professoras, Carla Mestre e Vitória Medalhas, esta última também na qualidade de Coordenadora da Universidade.
Exímio orador, o Mestre Ferreiro, ex-autarca e Comendador não desiludiu, e com a invulgar espontaneidade que se lhe reconhece há muitos anos prendeu a atenção de todos os presentes que ficaram, assim, a conhecer mais sobre costumes e tradições de Castelo de Vide.
Carolino Coimbra Pina Tapadejo nasceu em Castelo de Vide em 1947.
Em 1958, iniciou a aprendizagem do ofício de ferreiro, na oficina de seu pai.
Em 1975, assumiu o cargo de presidente da Comissão Administrativa da freguesia de São Tiago Maior e, no ano seguinte, foi eleito vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide. Em janeiro de 1980, tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, cargo que ocupou até final de 1989.
Como Autarca, desenvolveu uma política integrada para a Conservação da Natureza e foi o primeiro edil a proceder ao embargo de plantações de eucaliptos.
Entre 1997 e 2008, exerceu o cargo de Provedor da Misericórdia de Castelo de Vide.
Em 2001, a convite do Padre Vítor Melícias, assumiu o cargo de Delegado para as Relações Internacionais da União das Misericórdias Portuguesas e, em 2006, foi convidado para implementar e coordenar a TURICÓRDIA – Rede de Turismo Social da União das Misericórdias Portuguesas.
Como Coordenador e como Formador, tem participado em vários programas de iniciativa Comunitária, em Portugal e noutros países da Europa.
Como convidado, tem proferido Palestras, abordando temas relacionados com a História de Castelo de Vide, Turismo Cultural ou Problemas Sociais. Estas intervenções tiveram lugar, para além de Portugal, em Espanha, Grécia, Itália, França, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia e ainda no Canadá, no Brasil e em Israel.
Tem participado em inúmeros programas de rádio e de televisão e, como cronista, vem assinando vários trabalhos para diversas revistas, portuguesas e estrangeiras.
Em agosto de 2011, publicou o seu primeiro livro: “Memória de Memórias e outras Histórias,” sobre a oficina de ferreiro dos seus antepassados e de homenagem a seu pai.
Em outubro de 2013, conseguiu abrir ao público a Oficina-Museu de homenagem aos seus antepassados, projeto para o qual dedicou vários anos da sua vida.
Em dezembro de 2014, acompanhado da família, viajou para Israel, a convite de um grupo de personalidades e entidades daquele País, onde proferiu uma conferência e várias palestras e foi objeto de várias homenagens, pelo trabalho que, ao longo dos anos, vem desenvolvendo em prol da cultura judaica de Castelo de Vide e do País.
Ao longo da sua vida, tem tido como principal preocupação aspetos relacionados com a sua valorização, profissional e cultural, tendo no seu currículo, entre outras, as seguintes qualificações: Curso de Gestão por objetivos; Curso de Escultura do Ferro; Curso de Especialização em Desenvolvimento Local.
Das mais de duas dezenas de distinções que lhe foram outorgadas em Portugal e no estrangeiro, destacam-se as seguintes: Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (1985), (Proposta e entregue pelo General Ramalho Eanes); Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, (1990), (Proposta por Sofia de Melo Breyner e por Salgueiro Maia, entregue por Mário Soares); Medalha da Cidade de Jerusalém, (1992); Prémio Nacional (QUERCUS) da Conservação da Natureza, (1996); Medalha da Confederação das Misericórdias Italianas, (2004); Medalha das 4 Sinagogas Sefarditas da Cidade Velha de Jerusalém, (2015); Medalha do Museu de Histórias da Inquisição de Belo Horizonte, (Brasil), 2015.