MOMENTOS QUE FAZEM HISTÓRIA NO C.I.T., EM MONFORTE
Atualizado em 08/04/2022“Momentos que fazem história…” é o título de uma exposição de fotografia que reúne 24 excelentes trabalhos da autoria de Maria João Mil-Homens e que poderão ser apreciados até ao dia 31 de maio no CIT – Centro Interpretativo Tauromáquico, em Monforte.
A inauguração realizou-se no dia 16 de maio e, para além de várias personalidades ligadas à tauromaquia, representantes de organismos e outros convidados, contou com as presenças da fotógrafa e do Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem que elogiou a qualidade da exposição, realçando os trabalhos que retratam figuras de Monforte bem conhecidas e declarou que são estas iniciativas que muito contribuem para dignificar a Festa dos Toiros, lembrando que são muitas as famílias que, de uma ou outra forma, encontram o seu sustento em ofícios relacionados com a atividade tauromáquica.
Maria Mil-Homens afirmou sentir-se duplamente orgulhosa, pois para além da oportunidade que lhe foi proporcionada para mostrar este seu trabalho em Monforte, é em Santo aleixo, uma das freguesias desse Concelho, que tem as suas origens familiares.
Segundo o jornalista Miguel Alvarenga, Maria João Mil-Homens é, hoje, uma das mais destacadas repórteres fotográficas no mundo dos toiros.
Da primeira convivência com o colorido das arenas à verdadeira paixão pela tauromaquia foi apenas e só um passo. A fotografia surge depois, pela vontade de defender, divulgar e promover a Festa Brava, motivando a que hoje o seu hobby seja principalmente a fotografia taurina.
Mas se à simples razão de um disparo qualquer um pode hoje em dia obter um momento fantástico por obra e graça da moderna tecnologia das máquinas digitais e das autênticas rajadas de metralhadora permitidas pela sua avançada tecnologia, a verdade é que a Maria João tem vindo a marcar pela diferença, retratando em cada retrato/fotografia o sentimento, a paixão, o gosto e o conhecimento que lhe vão na alma.
De seu nome completo Maria João Prazeres das Neves Mil-Homens, casada com Mário Mil-Homens e Mãe de três filhos, o José Diogo, a Carolina e a Joana, foi no ano de 2009 que iniciou, com um amigo de infância, a página “Aficionados de Portugal” na rede social “Facebook”, que mais tarde se viria a transformar num blogue. Um ano depois, iniciou-se no mundo da fotografia, cumprindo este ano uma excelente e magnífica meia dúzia de anos ao serviço da Festa Brava – sem nunca se servir dela.
Em 2013 deu arranque a um projeto só seu, o site “Porta dos Sustos”, a quem se juntou no ano seguinte, como cronista, o antigo forcado montijense José Luís Figueiredo. Nesse ano, também, inicia uma estreita e regular colaboração com o “Farpas Blogue” e também com o jornal “Olé!”.
Esta é a sua primeira exposição fotográfica a solo e nada faria mais sentido que não fosse realizá-la na sua terra de coração, a aficionadíssima e tão frutífera, em termos de famosas figuras das arenas, vila de Monforte.
A alegria, a vivacidade, a cor, mas também e sobretudo a arte, a intuição e a vontade da Maria João são uma presença constante nas trincheiras das nossas praças de toiros. Felizmente para a Festa e para os seus protagonistas – cuja história ela começa a imortalizar através da sua atenta objetiva, da sua criação, da sua desmedida afición.
Acendam então os focos, iluminem as suas obras, visite-se com redobrada atenção a sua exposição, viaje-se por momentos que foram história e fizeram história. A Maria João está aqui – a sua arte também.