MEMÓRIAS IMORTALIZAM HISTÓRIA DE VAIAMONTE
Atualizado em 23/07/2014Um ano depois de ter lançado o livro “Memórias”, publicado pela Câmara Municipal de Monforte, eis que o seu autor, o poeta popular e escritor vaiamontense
Francisco José Peixe, quis comemorar o seu 84º Aniversário, que se assinalou no dia 19 de julho, juntando amigos e familiares na sessão pública de apresentação da sua mais recente obra, intitulada “Histórias de Vidas”, que teve lugar no pátio do Centro Social de Santo António, em Vaiamonte, e na qual também esteve presente Gonçalo Lagem, o Presidente do Município de Monforte, acompanhado por Fernando Saião e Mariana Mota, respetivamente Vice-Presidente e Vereadora do seu Executivo, Joaquim Peixe, Presidente da Junta de Freguesia de Vaiamonte e António Manuel Carrilho, Presidente da Direção do referido Centro Social.
A obra, igualmente com chancela editorial da mesma Autarquia, está dividida em duas partes constituídas por trabalhos de poesia popular e por diversos textos em prosa através dos quais Francisco Peixe conta “Histórias” da sua vida, relacionadas com o seu trabalho, a sua família e a sua terra.
Na comunicação que dirigiu a todos os presentes, Gonçalo Lagem afirmou que “é com enorme satisfação que o Município de Monforte apresenta mais uma edição literária da autoria de um munícipe deste Concelho. E quem, melhor que o Senhor Francisco José Peixe, pela sua idade, pela sua experiência de vida e pelo seu carácter exemplar, nos poderia legar estes maravilhosos testemunhos?
Neste segundo livro, o autor retrata a vida de um homem que se destacou, antes de mais, pela audácia de ter conseguido fugir à tendência involuntária, tão vulgar na época, do analfabetismo. Sabe ler e escrever… e escreve admiravelmente. Como me confidenciou em sua casa, tinha a intenção de responder a um desafio que o genro e meu caro amigo, estimado e inesquecível professor de matemática, o Prof. Franco, lhe lançou: Registar a génese de famílias e pessoas de Vaiamonte» e acrescentou: «Cabe, pois, a todos os autarcas defender o Património e tudo o que nos confere identidade e nos torna diferentes. É este, aliás, o nosso propósito e será sempre a nossa intenção. Neste caso, pretende-se imortalizar parte da história de Vaiamonte, valorizando as memórias do Senhor Francisco José Peixe. Por outro lado, queríamos também criar a oportunidade para demonstrar a gratidão que esta Freguesia e restante Concelho têm pelo seu trabalho. Grato fiquei também por ter tido o privilégio de o conhecer, pois em cada gesto, em cada palavra e em cada ruga há uma enorme carga emocional que revela um orgulho imenso pela sua família e pela sua terra, ao qual junta, ainda, o apreço que tem pelo trabalho desenvolvido pelo Centro Social de Vaiamonte.
É tudo isto que faz de Francisco José Peixe um distinto cidadão e torna este livro único».
Para além das intervenções que se seguiram, Joaquim José Peixe foi surpreendido por uma “homenagem” muito especial que Ana Rosa Garção, uma antiga funcionária da Junta de Freguesia de Vaiamonte, lhe prestou, destacando as qualidades humanas pelas quais sempre pautou as suas relações pessoais, sobretudo enquanto desempenhou o cargo de Presidente dessa Junta e ao qual ficou a dever muito.
Refira-se que, por proposta do autor, os livros serão oferecidos pela Câmara Municipal ao Centro Social de Santo António, que ficará responsável pela sua comercialização de modo a angariar as receitas daí provenientes.
Seguidamente, no refeitório do Centro, cantaram-se os parabéns e cortou-se o bolo que foi oferecido pela Câmara Municipal.