
DIMENSÕES: 70,5 x 30 x 24,5 cm (A/L/P)
PROPRIEDADE: Paróquia de Monforte – Igreja Matriz.
Nº INVENTÁRIO ARQUIDIOCESE DE ÉVORA:MF.SG.2.031 esc
DESCRIÇÃO: Escultura de vulto em terracota, representando Sto. Eustáquio, vestido com túnica azul curta e manto vermelho, ambos ornamentados com motivos vegetalista a dourado, e calçando botas pretas. O cabelo comprido sobre os ombros e curto na testa emoldura um rosto alongado, de faces salientes. A base de aspeto naturalista em que assenta, eleva-se na parte posterior. A posição das mãos sugere que seguraria algum objeto (arco?) e do lado esquerdo tem uma bolsa para setas, com 6 perfurações, e é visível um cabo de punhal ou espada.
Apresenta uma inscrição a negro, sobre fundo branco, identificativa da imagem: “S. EVSTAQVI. M.”.
NOTA HISTÓRICA: Este Santo é mencionado pela primeira vez na igreja Matriz de Monforte, no Inventário de todas as imagens, pratas, paramentos e bens rústicos pertencentes à Paróquia da Vila de Monforte, feito pela Junta da Paróquia de Monforte entre 1882 e 1883. De traço popular e de linhas simples, terá sido encomendado por um dos irmãos da Confraria do Sacramento da Igreja Matriz a um ceramista regional.
No arrolamento de 10 de julho de 1911 continuava na Igreja Matriz de Monforte, passando a pertencer ao Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Monforte, em função do artº 67º da Lei de 20 de abril de 1911 (Lei da Separação do Estado e da Igreja), regressando em 1933 à Posse da Paróquia de Monforte e à igreja Matriz.