GRUPO DE TRABALHO REUNIU-SE EM MONFORTE
Atualizado em 20/05/2014PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA SOCIAL NO ALTO ALENTEJO
Em junho do ano transato, foi celebrado um contrato entre a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e a empresa ISBS SA, visando a elaboração do PDESAA – Plano de Dinamização da Economia Social do Alto Alentejo.
A elaboração do PDESSA conta com a colaboração de vários parceiros institucionais nas diversas vertentes: Economia Social (IPSS’s, Fundações, Misericórdias…), Municípios, Segurança Social, Saúde, Segurança e outras. Os 15 Municípios que integram a CIMAA foram agrupados em 3 grupos de trabalho, estando Monforte integrado no grupo de Arronches e Campo Maior. Neste âmbito foi realizado um workshop no passado dia 16 de maio, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, em Monforte, contando com a presença de dezenas de parceiros com o objetivo da concretização da Fase 2: Plano de Ação, (fase preliminar ao próprio PDESAA que resulta de 5 fases).
A mesa da sessão de abertura deste workshop foi composta por Mariana Mota, Vereadora do Município de Monforte, Fermelinda Carvalho, Presidente do Município de Arronches, Isabel Raminhas, Vereadora do Município de Campo Maior, Alexandra Gaio, da CIMAA, e Susana Viseu, da ISBS SA.
Os trabalhos prolongaram-se ao longo de todo o dia, iniciando-se com a intervenção de Alexandra Gaio que fez a apresentação global do projeto, enquanto os representantes das autarquias fizeram o enquadramento socioeconómico dos seus Concelhos, apresentando, ainda, as conclusões do Diagnóstico Social e respetivo Plano de Desenvolvimento com foco na população idosa. Durante o período da tarde, expuseram-se casos específicos e identificaram-se projetos âncora e complementares para os municípios.
O Presidente do Município anfitrião, Gonçalo Lagem, congratulou-se com os resultados alcançados nesta reunião, realçando a importância dos efeitos que esta cooperação institucional está a gerar, especialmente aqueles que vêm reforçar propósitos que, neste caso, sirvam interesses comuns aos três Concelhos.
Recorde-se que este Plano tem como objetivo geral a definição das dimensões prioritárias para o desenvolvimento social do Alto Alentejo nos próximos catorze anos, (2014-2027) e, com base nelas, as linhas de intervenção estratégicas para o território.