GNR E CÂMARA MUNICIPAL PROMOVEM SEGURANÇA DE IDOSOS
Atualizado em 24/06/2014No âmbito das medidas desenvolvidas pelo “Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança”, a Câmara Municipal de Monforte, através da sua Universidade Sénior, em colaboração com a GNR local,
promoveu uma ação de sensibilização dirigida particularmente aos respetivos alunos, embora também tenham estado presentes, em representação do Município, o Vice-Presidente e a Vereadora desse Executivo, Fernando Saião e Mariana Mota.
A ação teve lugar na sala polivalente da Biblioteca Municipal, em Monforte, no dia 23 de junho e contou com a colaboração do Guarda Principal David Marrucho, afeto à Estrutura de Investigação Criminal da GNR, que prestou esclarecimentos relativamente aos objetivos do Programa, destacando-se a aposta nestas ações de sensibilização junto da comunidade de forma a consciencializar os mais idosos, bem como aconselhar a adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção, quer em casa, transportes públicos e na via pública, no intuito de diminuir situações de risco, prevenir e evitar burlas/furtos/roubos, e conseguir deste modo conferir um maior sentimento de segurança.
Refira-se que as alterações demográficas ocorridas em Portugal a partir das décadas de 60 e 70 do século passado repercutiram-se claramente num maior envelhecimento da população, causando isolamento social e, consequentemente, estão a fazer aumentar as vulnerabilidades face a certos fenómenos criminais. Resultando de um conceito de “vida moderna”, que tende a valorizar sobretudo o que é material, secundarizando os afetos, a solidão representa atualmente um dos problemas mais frequentes da nossa sociedade, afetando sobretudo as pessoas idosas.
Este fator, associado a outros como doenças, incapacidade/limitações físicas e às fracas condições financeiras, constituem situações de risco, sendo necessário intervir de forma a localizar, determinar e sinalizar os idosos que se encontrem em situações de risco, promovendo o seu encaminhamento para as instituições competentes.
A GNR e a PSP possuem como missão, entre outras, proteger, socorrer, auxiliar os cidadãos e defender e preservar os seus bens que se encontrem em situações de perigo. Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis destacam-se as pessoas mais idosas que, estando normalmente mais isoladas e fragilizadas necessitam, com frequência, do apoio de terceiros. Decorrente dessa dependência social, aumentam as debilidades securitárias, cabendo à GNR e PSP reduzir o seu sentimento de insegurança e contribuir para a diminuição dos índices criminais de atos que vitimam especificamente este grupo de risco.
Para este efeito foi lançado pelo Ministério da Administração Interna o Programa “Apoio 65 – Idosos em segurança”, uma iniciativa que envolve a GNR e a PSP e que visa garantir as condições de segurança e tranquilidade das pessoas idosas e deste modo prevenir e evitar situações de risco.
O Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, conta também com a colaboração de instituições que prestam ajuda domiciliária, através da troca de informações úteis para a prevenção de problemas e pela formação aos profissionais dessas instituições.