DE BRAGA A MONFORTE A TRANSFORMAR FRONHAS EM SORRISOS COM MUITO AMOR!
Atualizado em 08/04/2022“D’Avó with Love” é um projeto cívico e solidário que nasceu no seio do núcleo de Braga do “Dish Mob”, um movimento cívico sem fins lucrativos que, através do debate e ações de divulgação, pretende promover o empreendedorismo, a inovação, a solidariedade, a cultura e arte, a criatividade, e os produtos e serviços regionais e nacionais.
Apadrinhado pelo arcebispo de Braga, o projeto “D’Avó with love” arrancou em março de 2015 e consubstancia-se em trabalho voluntário, inicialmente desenvolvido por utentes de lares de ido
sos e que, entretanto, já se alargou a muitos outros organismos que intervêm em áreas ligadas à terceira idade e que se ofereceram para colaborar, transformando fronhas em vestidos que estão a ser enviados para crianças necessitadas acolhidas em instituições devidamente identificadas e acreditadas de países como Guiné, Nepal, Cabo Verde, Quénia e, mais recentemente, Moçambique.
Foi, precisamente, com esse espírito que os responsáveis pela Universidade Sénior do Município de Monforte entenderam que as alunas poderiam “dar uma mãozinha”… Improvisou-se, então, um atelier de costura nas instalações da Biblioteca Municipal onde, até ao momento, segundo informações prestadas por Vitória Medalhas, a Coordenadora da Universidade, já se realizaram, no âmbito da atividade desenvolvida na disciplina de “Artes Criativas”, várias sessões de trabalho, orientadas pelas respetivas professoras, Isabel Martins, Isabel Pereira e Vanda Batista, e durante as quais as alunas, enquanto dão asas à imaginação, confraternizam umas com as outras. No entanto, e ainda de acordo com informação veiculada pela referida Coordenadora, esta colaboração está a ser alargada a todas as “avós” que, embora não sejam alunas da Universidade, queiram prestar, também, a sua solidariedade a esta causa.
As fronhas, aplicações, rendas, elásticos, e outros excedentes e equipamentos em desuso são fornecidos por empresas e associações aderentes e os voluntários (entre os quais se enquadra a Universidade Sénior) coordenam e formam as voluntárias que costuram os vestidos e outras peças de vestuário.
As empresas ganham notoriedade ao nível da responsabilidade social, os nossos seniores envelhecem ativamente e as crianças recebem vestidos de qualidade, e os voluntários contribuem, assim, para a sua autoestima e felicidade! Simples, não é?
(Saiba mais em: www.davowithlove.com)