“CONHECER PARA AGIR” MONFORTE DÁ A CONHECER AS SUAS POTENCIALIDADES
Atualizado em 28/03/2014No âmbito do programa de reconhecimento do território “Conhecer para Agir”, lançado recentemente pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, um grupo de técnicos e membros da sua Comissão Executiva, deslocou-se a Monforte, no dia 25 de março, para “conhecer de perto a oferta turística, as mais-valias e fragilidades, para, no futuro, se poderem definir estratégias eficazes de atuação, em áreas como a promoção, estruturação do produto, comunicação e apoio ao empresário e ao investimento”, conforme explicou Ceia da Silva, o Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, o Vice-presidente e Vereadora do mesmo Executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, e outros técnicos da autarquia, acompanharam a comitiva nas várias visitas que, ao longo do dia, foram efetuadas a pontos de interesse turístico e a empresas sediadas nas quatro freguesias do Concelho, cujas atividades têm potenciado o crescimento económico local, atuando, paralelamente, como agentes de promoção turística, destacando-se, neste aspeto, a atividade desenvolvida por unidades de alojamento e restauração.
Depois de cumprida a primeira parte da jornada, que ocupou toda a manhã com um périplo que começou com a receção de boas-vindas e continuou com visitas efetuadas às vinhas e Cave dos vinhos “Torre do Frade”, em Santo Aleixo, Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana, em Assumar, e pela Fertiprado – Herdade dos Esquerdos, em Vaiamonte, o grupo dirigiu-se para o “Torre de Palma – Wine hotel”, onde se encontrava, então, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, que, acompanhada pelo Arqueólogo Rafael Alfenim, veio participar na segunda parte do programa para, juntamente com os técnicos municipais responsáveis, afinar algumas medidas alvitradas com vista a dinamizar o Centro Interpretativo das Ruínas da villa romana de Torre de Palma, estando já agendada a inauguração de uma exposição temática a instalar na galeria do edifício. Seguidamente, a Diretora foi convidada a conhecer a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Monforte, onde lhe foi dado a observar o avançado estado de deterioração em que se encontram as pinturas murais existentes, o que está a obrigar à realização de intervenções de conservação e restauro, incluindo a reabilitação da própria estrutura arquitetónica que as alberga, de forma a garantir a sua preservação. E antes de encerrar esta sua visita a Monforte, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo visitou a Igreja da Madalena onde estão a decorrer os trabalhos de remontagem e inventariação de 23 painéis figurativos formados por um total de cerca de 14.000 azulejos do séc. XVIII, com representações da vida da rainha Santa Isabel, provenientes da igreja do antigo convento do Bom Jesus de Monforte, demolida nos anos 40 do século XX, e que são propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte.
Entretanto, e embora a inauguração do “Torre de Palma – Wine hotel” esteja marcada para o dia 6 de maio próximo, Paulo e Ana Isabel Barradas, o casal promotor do empreendimento, abriram, excecionalmente, as portas dessa unidade hoteleira de cinco estrelas para se associarem à iniciativa e, assim, proporcionarem a possibilidade de aí decorrer um encontro entre os participantes que integravam a comitiva e os representantes das empresas aderentes, designadamente todas as adegas do Concelho (dos já referidos vinhos de “Torre do Frade”/Sociedade Agrícola da Herdade da Torre de Curvo, Lda, Adega Lima Mayer, Adega Fernandes de Moura, Adega da Herdade do Perdigão), Carnalentejana, Montifumeiro, Lda, Monforqueijo – Produtores de Queijo de Ovelha e Cabra de Monforte, CRL e do Apicultor “Conceição Parreira”.
Paulo Barradas afirmou que “o Torre de Palma não será um local fechado à comunidade. Muito pelo contrário! Estaremos sempre disponíveis para apoiar e colaborar na organização de iniciativas que visem valorizar os recursos locais. Este encontro é, desde já, uma demonstração disso! Empenhámo-nos bastante para que este nosso contributo viesse a refletir-se na concretização dos objetivos propostos, pois é, para nós, um motivo de grande orgulho reunir aqui os representantes destas empresas com as quais desejamos, daqui por diante, estabelecer excelentes relações”.
A importância de fortalecer este género de ações conjuntas de maneira a otimizar resultados que, isoladamente, não seriam exequíveis, foi uma das ideias mais acentuadas por Gonçalo Lagem nas intervenções que teve ao longo do encontro. O autarca sublinhou também que “é um privilégio termos no nosso Concelho este empreendimento turístico que considero extremamente estruturante na projeção do nosso destino turístico. As empresas, aqui representadas, espelham a qualidade daquilo que de melhor é produzido no nosso Concelho. Este hotel de excelência é, sem quaisquer dúvidas, um dos melhores do país em espaço rural e o facto de estar localizado nesta região do interior alentejano engrandece ainda mais este arrojado projeto. Felicito uma vez mais os seus promotores que souberam e quiseram aliar a tradição à modernidade, criando um empreendimento hoteleiro de excelência, familiar e acolhedor”.
Para além de tudo disso, e atendendo à taxa populacional do nosso Município, refira-se que temos 3.200 habitantes, ao criar 16 postos de trabalho diretos, sendo a maioria ocupada com jovens do Concelho, o hotel da Torre de Palma já se afirmou como um fator de desenvolvimento extraordinário.
Portanto, entendo que, enquanto autarca, tenho o dever de reconhecer o valor que assume este investimento”.
Recorde-se que o monte da Torre de Palma encontrava-se abandonado há décadas e numa situação de indefinição que inviabilizava quaisquer soluções que lhe restituíssem uma funcionalidade de modo a tirar partido das suas excecionais potencialidades arquitetónicas o que só viria a ser possível em 2011 quando foi adquirido por Paulo Barradas com a intenção de o transformar num hotel rural de cinco estrelas.
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