COMBATENTES PARTILHAM “MEMÓRIAS DE ÁFRICA”
Atualizado em 08/04/2022Promovida pela Universidade Sénior do Município de Monforte, no âmbito da atividade desenvolvida através da disciplina de História, realizou-se, no dia 31 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Monforte, uma palestra que juntou três ex-combatentes monfortenses, nomeadamente Francisco António Casaca Serrano, João António Maria Beijoca e Manuel Francisco Socha Magrinho, que partilharam episódios e momentos vividos em terras longínquas de África, para onde foram mobilizados, daí chamar-se à iniciativa “Memórias de África” e encontrarem-se na plateia, ao lado dos alunos, vários outros ex-combatentes da Guerra Colonial que, assim, quiseram lembrar, uma vez mais, esses tempos em que se viram obrigados a separar-se das suas famílias.
Os oradores foram recebidos pelo Professor responsável pela disciplina, José Inácio Militão, a Coordenadora da Universidade, Vitória Medalhas, o pelo Presidente do Município, Gonçalo Lagem, e o Vice-Presidente e Vereadora do seu executivo, Fernando Saião e Mariana Mota.
Na sua intervenção, Gonçalo Lagem, bastante emocionado, começou por afirmar que “estes homens, verdadeiros heróis merecem todo o nosso reconhecimento e respeito e, em boa-hora, lhes prestámos, em setembro do ano passado, uma justíssima homenagem que envolveu diversos organismos e toda a comunidade monfortense e que motivou rasgados elogios e grande destaque nos meios de comunicação social regionais e nacionais”.
“No entanto”, admitiu o autarca, “nessa homenagem ficou ainda uma coisa muito importante por fazer. Refiro-me a uma segunda homenagem a três homens que, de entre todos os monfortenses que estiveram em África, se diferenciaram e foram, oportunamente, condecorados com a Cruz de Guerra, são eles Eliseu Martins, Ezequiel Serrano e Lomelino Ideias.
Portanto, é com enorme agrado que anuncio, desde já, que, no dia 9 de setembro, esses heróis monfortenses serão novamente dignificados com a devida consagração que lhes devemos”.