CÂMARA MUNICIPAL VALORIZA FESTAS POPULARES
Atualizado em 18/08/2014Para além do apoio financeiro e dos diversos meios, humanos e materiais, que a Câmara Municipal de Monforte disponibiliza aos organizadores das Festas Populares que se realizam, nesta época do ano, nas quatro freguesias do Concelho, nomeadamente, e por ordem cronológica, Vaiamonte (1 a 3 de agosto), Monforte (14 a 17 de agosto), Santo Aleixo (22 a 26 de agosto) e Assumar (06 a 13 de setembro), essa Autarquia prepara, ainda, várias iniciativas que faz coincidir com as demais integradas nos programas das mesmas.
Entre outras, destacamos a iniciativa “Monforte Cultural 2014”, através da qual a Autarquia selecionou três artistas plásticos a expor em Monforte entre os dias 13 a 29 de agosto.
Tiago Cutileiro ocupou a Galeria Municipal com uma série de trabalhos de pintura a que chamou “Pedaços de Memórias”, enquanto a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal foi destinada ao artista, natural de Monforte, e também pintor, que assina as suas obras com o pseudónimo de Patico. Ainda na Biblioteca, numa área junto à receção, David Tavares, outro artista monfortense, apresentou pela primeira vez ao público os seus desenhos a lápis.
Gonçalo Lagem, o Presidente do Município, e Fernando Saião e Mariana Mota, Vice-Presidente e Vereadora desse Executivo, juntaram-se a muitos outros convidados, familiares e amigos dos artistas que estiveram presentes nas inaugurações, onde o edil monfortense teve oportunidade para agradecer, em particular, o interesse que estes artistas manifestaram em expor as suas obras em Monforte e afirmou que “Monforte é um Concelho que tem gerado imensos talentos que se repartem por diversificadas áreas de expressão artística, desde as mais tradicionais, às mais contemporâneas. Por outro lado, muitos outros vêm inspirar-se neste nosso maravilhoso património, natural e histórico. Por isso, a imagem do nosso Concelho tem beneficiado bastante da projeção que esses artistas lhe fazem, sejam eles artesãos, pintores, escultores, escritores, poetas, fotógrafos ou artistas de teatro”.
“Portanto”, concluiu o autarca, “temos que estar gratos a todos aqueles que dedicam grande parte do seu tempo a criar obras que consagram ao nosso Concelho e será, sobretudo, a esses que continuaremos a abrir a portas dos nossos espaços de exposições”.