CÂMARA MUNICIPAL GARANTE AÇÕES DOS BOMBEIROS
Atualizado em 09/01/2014
No passado dia 21 de dezembro, e antecedendo a Festa de Natal da Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte, foi celebrado, nas instalações do quartel da Corporação, um protocolo de cooperação entre essa
coletividade e a Câmara Municipal local. Oficializando o ato, Gonçalo Lagem, o edil monfortense, e António Joaquim Medalhas, Presidente da Direção da referida Associação, assinaram o documento na presença de Bombeiros, respetivos familiares e demais convidados, amigos e representantes de diversas entidades, entre os quais se encontravam os Presidentes da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Monforte, Rui Maia da Silva e Pedro Bagorro, respetivamente, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Fernando Saião.
No essencial, através deste protocolo o Município atribui à Associação um auxílio financeiro no valor de 60.000,00€, que será disponibilizado mensalmente em transferências no valor de 5.000,00€, um apoio que vem garantir que a coletividade possa assegurar as ações previstas para 2014, especificamente as atividades a desenvolver no âmbito da segurança, do socorro às populações, do transporte de sinistrados e doentes, do combate a incêndios, bem como da colaboração a outras iniciativas na área da Proteção Civil.
Portanto, e considerando as especificidades e natureza dessas ações, entendeu a Câmara Municipal de Monforte que a Associação dos Bombeiros Voluntários não deve ser apoiada nos termos consignados no Regulamento para Atribuição de Auxílios Financeiros às Coletividades, em vigor desde 2002.
Em declarações, Gonçalo Lagem afirmou que “de entre todos os auxílios financeiros prestados pelo Município às instituições do Concelho, este é um daqueles que consideramos inquestionáveis, insubstituíveis e intocáveis. Só assim é possível garantir que esse género de serviços possa chegar junto das populações de todas as freguesias do nosso Concelho. Por outro lado, estamos a contribuir para a aquisição e manutenção de equipamentos indispensáveis para que a qualidade desses serviços corresponda efetivamente às exigências colocadas e, não menos importante, apraz-me constatar que, também, estamos a contribuir para que os profissionais e voluntários que constituem o Corpo de Bombeiros de Monforte se sintam mais dignificados e mais tranquilos face a um ano que, nestas condições, lhes oferecerá mais estabilidade profissional. No fundo, esta colaboração é uma maneira de manifestar o apreço pelo excelente trabalho desenvolvido por todos os principais intervenientes, corpo de bombeiros, comando e direção.”
Finalmente, o Presidente do Município aproveitou para saudar e enaltecer os familiares dos Bombeiros presentes, que inevitavelmente “sofrem com os perigos e incertezas a que os seus entes queridos estão sujeitos no exercício das suas funções”.
António Medalhas afirmou estar bastante satisfeito, pois “a assinatura deste protocolo demonstra perfeitamente a vontade que o atual Executivo Camarário de Monforte tem em apoiar os Bombeiros locais. Esse apoio é para nós extremamente precioso, porque sem ele não conseguiríamos responder à generalidade das dificuldades que a Direção mais sente. Por isso, felicito o executivo pela decisão tomada”.
O Comandante da Corporação, Jorge Pereira, deixou uma mensagem de agradecimento à Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Monforte pela colaboração prestada e reconheceu a dedicação e o espírito de sacrifício das mulheres e homens que tem a honra de liderar, sem esquecer as suas famílias que vivem em constante sobressalto.
Jorge Pereira concluiu a sua intervenção lançando o desafio aos jovens para que venham fazer parte desta grande família, uma vez que o voluntariado é, nos dias atuais, cada vez mais importante.